FALAR SAÚDE Nº 84: Vou-te devorar!

Prof.ª Isabel Cristina
12/10/2015

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, volta a ser o mote para lembrar aqueles que ainda passam fome no século XXI. O crescimento demográfico, crises económicas, guerras e desastres naturais continuam a ser...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
12 de outubro de 2015

 

 

 

 

 


Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi


Falar Saúde Nº 84
Vou-te devorar!


A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, volta a ser o mote para lembrar aqueles que ainda passam fome no século XXI. O crescimento demográfico, crises económicas, guerras e desastres naturais continuam a ser os grandes causadores deste flagelo. Na procura de soluções, a natureza revela-se promissora, só temos de mudar algumas mentalidades.

Atualmente, consumidos por dois mil milhões de pessoas em todo o mundo, particularmente em partes da Ásia, África e América Latina, embora causem repulsa em muitos ocidentais, os insetos são uma alternativa promissora à produção convencional de carne, com vantagens para a saúde e o ambiente, defende a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Recordando a estimativa de que, em 2030, o mundo terá 9000 milhões de habitantes que precisam de ser alimentados, a FAO defende que são urgentemente necessárias alternativas à produção animal e de rações, sugerindo que a entomofagia, ou consumo de insetos, pode contribuir positivamente para o ambiente, a saúde e os modos de vida.

Esta atitude levou a um esquecimento dos insetos na investigação agrícola e, apesar de algumas referências histórias sobre o uso de insetos como alimento, a entomofagia só recentemente começou a ser foco de atenção por parte dos”media”, investigadores, "chefs" e da indústria alimentar a nível global.

Segundo a FAO, há registo do consumo de mais de 1900 espécies de insetos, os mais consumidos dos quais são escaravelhos (31%), lagartas (18%), abelhas, vespas e formigas (14%). Gafanhotos, cigarras, térmitas, libelinhas e moscas são outras espécies consumidas.

Agora, a organização sediada em Roma vem defender a criação de insetos como uma solução para a insegurança alimentar, já que são nutritivos, com altos níveis de proteínas, gordura e minerais, além de ser baixo o risco de transmitirem doenças de origem animal, como a gripe das aves ou a doença das vacas loucas. Podem ser consumidos inteiros ou transformados em farinha ou pasta e incorporados em outros alimentos.

Outras vantagens dos bichos:

  • Eficiência - convertem 2 kg de alimento em 1 kg de massa corporal. Já os bovinos necessitam de 8 kg de alimento para produzir 1 kg;

  • Alterações climáticas - baixa produção de gases com efeito de estufa (os porcos produzem dez a 100 vezes mais);

  • Recursos - necessitam de muito pouca água e dispensam grandes extensões de terreno;

  • Poluição - alimentam-se de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos humanos, transformando-os em proteína de alta qualidade.


Por tudo isto, e porque «há muito trabalho a fazer» para concretizar o potencial dos insetos como alimento, a FAO defende que se aposte na investigação em áreas como as tecnologias para a produção em massa, a segurança alimentar (valor nutritivo dos insetos e possíveis alergias ou doenças), a legislação e a educação dos consumidores sobre os benefícios da entomofagia.

Em Portugal, já começam a surgir iniciativas no âmbito da gastronomia de insetos. O “Insect Gourmet” é um movimento que promove a degustação destes ingredientes e visa a abertura de um restaurante especializado na área. Na Europa, o produto está, muitas vezes, inacessível e o seu preço ainda é elevado, devido à produção em pequena escala.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS