FALAR SAÚDE Nº 87: Preparar a vitória

Prof.ª Isabel Cristina
19/01/2016

Chegou finalmente o frio. Quer se goste, ou não, o frio faz parte da sucessão natural das estações do ano e, como tal, há que tomar medidas para que um idílico manto de neve, na nossa Serra da Estrela, não se transforme num infernal ataque à nossa saúde.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
19 de janeiro de 2016

 

 

 

 

 


Nasceste para vencer, mas, para seres um vencedor, precisas planear a vitória, preparar-te para vencer e esperar ser vencedor.
Zig Ziglar


Falar Saúde Nº 87
Preparar a vitória


Chegou finalmente o frio. Quer se goste, ou não, o frio faz parte da sucessão natural das estações do ano e, como tal, há que tomar medidas para que um idílico manto de neve, na nossa Serra da Estrela, não se transforme num infernal ataque à nossa saúde.

É do senso comum que as pessoas ficam mais infetadas com gripe no inverno e questionam- me, frequentemente, se eu sei a razão por que tal acontece. Então, resolvi dedicar um artigo a este “pormenor”, bem como apresentar-vos alguns alimentos milagrosos que devemos consumir, não para tratar a gripe, mas para prevenir que o “influenza” não tenha tantas hipóteses de nos infetar, quando se cruza com o nosso caminho.

As razões pelas quais a gripe ataca mais no inverno são várias e, por vezes, todas juntas são como dinamite. Para além da abordagem às questões relacionadas com a higiene (das mãos), ao longo dos últimos anos, têm sido realizados vários estudos que analisam quer a ação do vírus por si só quer a suscetibilidade dos possíveis hospedeiros, e as conclusões mais importantes são:

  • Quando a temperatura é baixa, e na ausência de radiação ultravioleta, o vírus sobrevive o tempo suficiente para poder ser transmitido de uma pessoa infetada para uma pessoa saudável;

  • O vírus da gripe comum é capaz de se reproduzir mais eficazmente nas temperaturas mais frias encontradas no nariz do que à temperatura corporal. Quando saímos à rua, mesmo bem agasalhados, temos o nosso nariz exposto ao frio;

  • No inverno, costumamos estar mais juntos em espaços fechados e mal ventilados. Nestas condições, qualquer pessoa infetada pode transmitir o vírus a mais pessoas do que no verão, altura em que passamos mais tempo em espaços abertos e as nossas casas / escolas são muito mais arejadas;

Tal como a falta de descanso, o “stress” e a ansiedade, as mudanças bruscas de temperatura enfraquecem o sistema imunitário. Há especialistas que referem ser este o fator mais violento para as nossas defesas naturais.

No que respeita a este último fator, a melhor forma de reforçar o sistema imunitário e de o proteger contra vários tipos de infeções, e não apenas a gripe, é adotar uma alimentação completa, equilibrada e variada.

Uma dieta equilibrada que inclua legumes, frutas e outros produtos naturais é a melhor maneira de fornecer ao sistema imunológico vitaminas e minerais que o irão fortalecer. Os nutrientes que têm vindo a ser apontados como responsáveis por um sistema imunitário forte são as vitaminas A, C, E e B6, o ferro e o zinco. Recorrendo a alguns alimentos, garantimos o aporte adequado ao nosso organismo destes nutrientes e dispensamos os suplementos artificiais.

Depois de uma intensa pesquisa, cheguei à conclusão de que diferentes especialistas nestas áreas apresentam listas diversificadas de alimentos recomendados para este fim. Seguem-se os nove alimentos que selecionei, por serem os mais comuns a todas essas listas.

  • Alho: rico em selénio, tem um efeito poderoso no nosso sistema imunitário, devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas. Aconselha-se o seu consumo cru.

  • Citrinos: são fontes de Vitamina C, com propriedades antioxidantes, ou seja, que evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Um estudo japonês publicado no “European Journal of Clinical Nutrition” mostrou que o risco de vir a ter três, ou mais, gripes durante um período de cinco anos foi reduzido, em mais de 60%, quando os participantes passaram a ingerir 500mg de Vitamina C por dia.

  • Cogumelos: para além de selénio, os cogumelos são ricos em antioxidantes e contêm vitaminas B – como riboflavina e niacina – que fortalecem o sistema imunitário. Alguns estudos mostram que os cogumelos têm ainda um efeito antiviral, antibacteriano e antitumoral, porque também contêm zinco.

  • Espinafres: rico em ácido fólico, o espinafre é uma ótima ajuda para o sistema imunitário, uma vez que ajuda a reparar as células

  • Brócolos: ajudam o corpo a eliminar as toxinas e a combater as doenças, daí que sejam “amigos” do sistema imunitário.

  • Canela: tem poderes antivirais, antibacterianos e antifúngicos. Acrescentá-la ao café ou aos cereais, por exemplo, faz maravilhas.
    Iogurte magro: rico em vitamina D, pode ser uma arma contra constipações e gripes. Os probióticos do iogurte ajudam o sistema imunitário a ficar mais forte. Aconselha-se pelo menos uma colher de sopa de iogurte por dia.

  • Ostras: ricas em zinco, além de serem afrodisíacas, reforçam o sistema imunitário.

  • Canja: um dos mais antigos “remédios” contra gripes e constipações. Contém magnésio, fósforo e aminoácidos e tem efeitos anti-inflamatórios.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS