FALAR SAÚDE Nº 90: A força das cores

Prof.ª Isabel Cristina
19/04/2016

A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e a sua ação energética para fins terapêuticos. Utiliza estímulos com determinadas frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
19 de abril de 2016

 

 

 

 

 


Na realidade trabalha-se com poucas cores.
O que dá a ilusão do seu número é serem postas no seu devido lugar.
Pablo Picasso


Falar Saúde Nº 90
A força das cores


A cromoterapia é a ciência que estuda as diferentes cores e a sua ação energética para fins terapêuticos. Utiliza estímulos com determinadas frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia.

Várias foram as civilizações antigas (Grécia, China, Índia e Egito) que fizeram uso das cores para tratamento de doenças embora, por se tratar de uma prática milenar, não haja registos precisos da origem da cromoterapia. Mesmo assim, tal como a medicina, a cromoterapia parece ter “nascido” no Egito, por volta do ano de 3000 a.C. Segundo o Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, os sacerdotes-médicos egípcios tratavam os doentes com as cores, recorrendo a flores e a pedras preciosas, e possuíam salas com janelas de cristal com a função de filtrar os raios solares para emanar uma determinada cor.

Uma cor é a sensação, produzida pelo nosso cérebro, quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda, ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente, logo um registo energético diferente. Cada comprimento de onda atua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos. De um modo geral, podemos dizer que, quanto mais curto for o comprimento de onda, mais relaxante será o seu efeito e, quanto mais longo, maior a sensação de excitação. Assim, as cores frias, como o azul e o verde, têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja, sendo cores quentes, têm o efeito contrário. Já alguma vez se questionou sobre o porquê da decoração “fria” dos hospitais e dos uniformes dos médicos e enfermeiros?

O uso das cores não dispensa nunca o tratamento médico, mas pode proporcionar o alívio dos sintomas de determinadas doenças, sendo um grande aliado para:

  • tratar a enxaqueca;

  • promover a sensação de bem-estar;

  • aumentar a disposição física;

  • tratar a insónia;

  • estimular a circulação sanguínea;

  • estimular o SNC (Sistema Nervoso Central);

  • aliviar os sintomas de stresse;

  • combater o cansaço físico, mental e emocional;

  • reduzir a ansiedade.


Propriedades de cada cor na cromoterapia

Vermelho – Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja – Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo – Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o otimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde – Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul – Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Tem um efeito antisséptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Anil – Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta – Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desintoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.

Branco – Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que refletem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Preto – É a ausência de cor. Preto é o que vemos quando uma superfície absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.


Formas de tratamento

A vibração da cor pode ser absorvida através de alimentos, líquidos, respiração, meditação, mentalização, roupas, ambientes, cristais e sons. O método mais praticado na cromoterapia é a aplicação da cor através de lâmpadas e filtros coloridos.

A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas, ou complementares, reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Esta relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do seu Diretor Geral, Dr. Halfdan Mahler, e pelo seu Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais, Dr. Robert Bannerman.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS