FALAR SAÚDE Nº 92: Mistura proibida

Prof.ª Isabel Cristina
16/05/2016

O que diria se lhe dissessem que há alimentos perfeitamente saudáveis, mas que misturados com determinados medicamentos não só podem anular o efeito dos mesmos como podem causar efeitos secundários graves?

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
16 de maio de 2016

 

 

 

 

 


"Um punhado de bem, um punhado de mal.
É só misturar com água."
Markus Zusak


Falar Saúde Nº 92
Mistura proibida


Acredito que todas (ou muitas pessoas) sabem que não se deve tomar medicamentos juntamente com bebidas alcoólicas. Mas o que diria se lhe dissessem que há alimentos perfeitamente saudáveis, mas que misturados com determinados medicamentos não só podem anular o efeito dos mesmos como podem causar efeitos secundários graves?

Se, por acaso, aceder à página do jornal inglês “The Mirror”, pode lá encontrar um artigo de março muito interessante sobre este tema, da autoria da médica irlandesa Dra. Aisling Hillick, e do qual vos deixo aqui um resumo.

Bananas com anti-hipertensores – As bananas, laranjas e vegetais de folha verde não devem ser consumidos por pessoas que tomam diariamente medicamentos para regular a tensão arterial. Em causa está o exagerado nível de potássio que em combinação com os fármacos pode provocar palpitações.

Citrinos com antitússicos e expectorantes – Quem toma medicamentos para atenuar a tosse deve evitar o consumo de limas, laranjas e limões, uma vez que estes citrinos podem interferir com a atuação do fármaco, especialmente se for composto por dextrometorfano.

Vegetais de folha verde com anticoagulantes – Estes alimentos são ricos em vitamina K, que por si só estimulam a coagulação e circulação sanguínea.

Leite com antibióticos – Os antibióticos não devem ser ingeridos com leite animal natural, já que o efeito destes fármacos pode ser aniquilado pela bebida. A toma do medicamento deve ser feita apenas com água.

Café com broncodilatadores – O café deve ser evitado por quem está medicado para tratar a bronquite ou a asma, uma vez que o café inibe o efeito de relaxamento muscular provocado pelos broncodilatadores, o que pode causar complicações a nível respiratório.

Chocolates com psicoestimulantes – Os medicamentos para a hiperatividade, sobretudo a Rivalina, não devem ser conjugados com uma grande ingestão de chocolate, isto porque a cafeína presente nas misturas de chocolate também tem um efeito estimulante. Pequenas quantidades não são prejudiciais, mas tomas excessivas podem causar nervosismo, palpitações e insónias.

Salame e paté com antidepressivos – O salmão fumado, o salame e o paté devem ser evitados por quem toma antidepressivos já que estes alimentos são ricos num componente que causa a quebra dos ácidos gordos essenciais à sensação de bem-estar e conforto, aumentando as enxaquecas e mudanças de humor.

Vinho com analgésicos – As pessoas que estão medicadas com anti-histamínicos, analgésicos ou que tomam fármacos para a diabetes não devem consumir bebidas alcoólicas. A mistura provoca demasiada pressão no fígado. Aconselha-se, aliás, que não misture álcool com nenhum tipo de fármaco.


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS