UM LIVRO POR SEMANA: Guia para um final feliz

Sugestão de Ana Sousa
26/10/2016

«Guia para um final feliz» é um livro que nos oferece uma visão sobre sentimentos de perda, depressão e amor, relatando o regresso de Pat Peoples à normalidade depois de ter permanecido numa instituição psiquiátrica.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Guia para um final feliz


Nome: «Guia para um final feliz»
Autor: Matthew Quick
Editora: Editorial Presença
Modo/género literário: romance


«Guia para um final feliz» é um livro que nos oferece uma visão sobre sentimentos de perda, depressão e amor, relatando o regresso de Pat Peoples à normalidade depois de ter permanecido numa instituição psiquiátrica.

De facto, Pat Peoples esteve internado, devido a um traumatismo grave, por vários anos. Após a sua saída, tinha como missão o autoaperfeiçoamento numa tentativa de acabar com o tempo de separação que existia entre ele e a sua mulher, Nikki. Ninguém em sua casa fala sobre ela ou sobre o tempo que Pat passou fora, de acordo com as ordens do seu novo psiquiatra. À medida que os dias vão passando, apercebe-se de que esteve ausente quatro anos e que, durante esse tempo, muitas coisas mudaram. Este acaba por conhecer Tiffany, familiar do seu melhor amigo, que perdeu o seu marido e, desde então, tem sofrido de problemas mentais. Através dela, descobre que a sua mulher se divorciou dele pouco depois de ter sido internado e voltou a casar, o que o deixa destroçado. Tiffany e Pat apoiam-se mutuamente e tentam reconstruir as suas vidas.

Do meu ponto de vista, é um romance muito interessante, comovente e cativante que superou as minhas expectativas. A história é apresentada através do diário de Pat, o que permitiu, ao autor (Matthew Quick), conseguir transmitir a confusão que o assombra e o esforço necessário para se controlar e lidar com a sua doença. Apreciei bastante a mensagem passada ao longo da leitura: devemos ter sempre uma réstia de esperança para um futuro melhor.

Em suma, aconselho a leitura deste livro pela história que relata e pelo pensamento positivo sempre presente, que mostra que nunca é tarde para mudar, para lutarmos pelos nossos sonhos e por quem amamos.

Sugestão de leitura da aluna Ana Margarida Guedes Sousa.

 

GALERIA DE IMAGENS