FALAR SAÚDE Nº 101: Milagre da vida

Prof.ª Isabel Cristina
12/12/2016

Porque é Natal, e porque faz parte do programa, visitámos, eu e os meus alunos de Biologia do 12.º ano, no passado dia 16 de novembro, o Centro de Procriação Medicamente Assistida (CPMA) da Maternidade Júlio Dinis, no Porto.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 

 

  Rubrica
Falar Saúde
12 de dezembro de 2016

 

 

 

 

 


O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de ir colhê-la à beira de um precipício.
Stendhal


Falar Saúde Nº 101
Milagre da vida.


Porque é Natal, e porque faz parte do programa, visitámos, eu e os meus alunos de Biologia do 12.º ano, Kayla Silva, Juliana Fernandes, Diogo Duarte e Ricardo Silva, no passado dia 16 de novembro, o Centro de Procriação Medicamente Assistida (CPMA) da Maternidade Júlio Dinis, no Porto.

Este centro foi inaugurado no início de 2010 e é uma estrutura que integra laboratórios de embriologia, andrologia e criobiologia, podendo realizar todas as técnicas, como a inseminação artificial, fertilização "in vitro", criopreservação de gâmetas e embriões, entre outras, que visam obter uma gestação, substituindo ou facilitando uma etapa deficiente no processo reprodutivo.

Fomos recebidos, maravilhosamente, pelas Doutoras Márcia Barreiro e Carla Leal, a primeira é médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia e a segunda, Bióloga e Embriologista. Numa conversa, quase informal, fomos viajando entre os aspetos técnicos e os aspetos éticos e humanos, à qual se seguiu uma visita pelos laboratórios. Nestes, pudemos ver o armazenamento de gâmetas, por criopreservação, e as condições para se “fazer bebés” fora do corpo humano. Simplesmente… deslumbrante!

Estávamos já de saída quando nos apercebemos dos preparativos para o Dia Mundial da Prematuridade, que se celebra a 17 de novembro, desde 2009, em mais de 100 países. Ora, era impossível ignorar tal acontecimento porque as duas meninas nasceram prematuras e, como não há duas sem três, a minha filha também. Tratámos logo de eternizar o momento com a fotografia da praxe e com a partilha de memórias, as minhas e as que elas ouviram da boca das mães.

Um obstáculo diferente, mas, na mesma, um obstáculo para quem sonha com um bebé nos braços…

A prematuridade é um processo que afeta o desenvolvimento do bebé nascido antes de se terem completado 37 semanas de gestação. Se procurarmos no dicionário, veremos que a palavra “prematuro” tem origem no termo latino “praematurus”, de “prae” (antes) + “maturus” (maduro).

Em geral, desconhece-se a razão pela qual um bebé nasce prematuramente. No entanto, o risco de um parto prematuro é maior quando o cuidado pré-natal é inadequado, a nutrição é deficiente ou uma doença, ou infeção, não são tratadas durante a gravidez.

Em Portugal, 8 em cada 100 bebés nascem com menos de 37 semanas de gestação e 1% dos recém-nascidos tem menos de 1500 gramas. Os prematuros representam um terço da mortalidade infantil no nosso país.

O bebé prematuro nasce com uma "imaturidade" dos seus órgãos e sistemas (respiração, controlo da temperatura, digestão, metabolismo, etc.), o que o torna mais vulnerável às doenças e mais sensível aos agentes externos (luz, ruido, etc.), razões pelas quais estes bebés merecem uma atenção especial e adequada às suas necessidades.

Aproveito aqui para agradecer a todos os profissionais das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais que eliminam barreiras e medos de modo a permitir que os pais possam rapidamente estabelecer com os filhos uma relação afetiva forte, tal é a desorientação nesses momentos.

E um obrigado, muito especial, à Dra. Olinda Rodrigues, médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade, que nos ajudou a organizar esta tarde tão enriquecedora.

Porque Natal é sinónimo de nascimento e de amor, nem sempre fáceis de conquistar, fica aqui a partilha dos “The famous five” (“Os cinco”, na versão portuguesa), de uma viagem de algum mistério e muita aventura, com os votos de que façam dos vossos medos a coragem para colher a flor à beira do precipício.

Feliz Natal!


Prof. Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS