UM LIVRO POR SEMANA: Romance de Cordélia

Sugestão de Mariana Teixeira Bastos
02/05/2018

“Romance de Cordélia” é, claramente, uma obra-prima da autora e, por mais que exprima a minha experiência literária, oferecerá sempre sensações e perceções diferentes a quem o ler.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Clube ANIMACIC promove recolha de tampas
 

Rubrica
Um Livro por Semana

 

 

 

 

 


Romance de Cordélia


Nome: “Romance de Cordélia”
Autor: Rosa Lobato de Faria
Editora: Edições ASA
Modo/género literário: Narrativo/Romance

“Romance de Cordélia” é, claramente, uma obra-prima da autora e, por mais que exprima a minha experiência literária, oferecerá sempre sensações e perceções diferentes a quem o ler.

O livro, escrito na primeira pessoa, começa com Cordélia, a personagem principal, na prisão, a contar a sua vida diária neste local e apresentando as suas companheiras. Este desenvolve-se com a sua história de vida antes e depois da reclusão. A protagonista vai revelando o seu testemunho que, no final, a provará inocente e, para tal, recorda lembranças desde a sua infância (não propriamente feliz) até ao dia em que foi dada como culpada de um crime organizado.

Pessoalmente, gostei de todas estas lembranças que me ajudaram a compreender a personalidade de Cordélia, ingénua e insegura de si, e que me deram a conhecer algumas personagens que contribuíram para a sua sentença injusta.

Quanto à história é tocante. Cordélia mostra ao leitor a realidade das prisões: mulheres que são presas injustamente ou que matam os maridos para poupar os filhos (e a elas próprias); o companheirismo que se vive lá, bem como a sua falta. Sem dúvida que um dos aspetos de que mais gostei foram as descrições minuciosas da vida como prisioneira e de ler determinados motivos pelos quais algumas delas se encontravam no estabelecimento prisional. Senti-me cativada desde a primeira à última página.

Se há livros capazes de nos fazer sentir compaixão pelos que são excluídos da nossa sociedade, este entra sem dúvida nessa lista. Esta obra alerta-nos acerca do perigo das aparências e da facilidade com que julgamos os outros pelas suas supostas ações, sem procurarmos entender o que está por detrás de certas decisões.

Portanto, recomendo vivamente “Romance de Cordélia” aos mais interessados por livros com carácter criminal e de suspense, pois este é um daqueles que nos faz refletir, muito depois de o termos acabado de ler.

 

Sugestão de leitura da aluna Mariana Teixeira Bastos, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS