UM LIVRO POR SEMANA: A máquina de fazer espanhóis

Sugestão de Beatriz Silva, do 10.º H2
19/07/2019

Desde “O nosso reino”, “O filho de mil homens”, “A desumanização”, “Quatro tesouros”, “O paraíso são os outros”, a obra “A máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe, expõe o retrato da vida dos idosos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Máquina de fazer espanhóis” contém uma similaridade com o método saramaguiano uma vez que o autor opta por escrever o texto somente a letras minúsculas. Ademais contém um prefácio executado por Caetano Veloso, no começo da obra, e uma nota do autor, no seu término.


O que me fascinou neste livro foi, por um lado, este ter tido a capacidade de me abrir os olhos e fazer com que tenha mais cuidado com as minhas atitudes face às pessoas idosas. Fez-me chegar à conclusão de que, às vezes, não sabemos fazer valer a pena os seus tempos restantes de vida e, devido à nossa falta de tempo, colocamo-los num lar da terceira idade pensando que eles estarão melhor, mas claro que não estarão, pois esse acontecimento será mais um forte obstáculo para raramente os irmos visitar ou, de uma maneira geral, acabarmos por os abandonar, o que eles menos desejam. Por outro lado, fascinou-me o amor que a personagem principal sente por Laura, a sua falecida mulher. Fez-me acreditar que ainda há amor verdadeiro no mundo, que as pessoas especiais são difíceis de esquecer e que é difícil de aprender a viver com a sua ausência. Assim, fez-me aproveitar cada momento da vida que me é oferecido com qualquer pessoa visto que não saberemos quando será o último.


Além disso, confesso que o livro me emocionou muito no decorrer da sua leitura e ficará para sempre relembrado.


De tal forma passo a citar a frase de António Lobo Antunes, relativamente à obra, “A maior parte dos livros são escritos para o público; este é um livro escrito para leitores” (presente na segunda orelha), pois estou completamente de acordo. Este livro não foi escrito para qualquer público, foi, sim, para os leitores porque não é um livro para se ler só porque sim, será sempre um livro que irá meter-nos a refletir e por isso devemos apreciá-lo.


Concluindo, o que é que relaciona o tema dos idosos e do amor ao título “A máquina de fazer espanhóis”? Só após te arriscares a ler é que irás descobrir, não percas mais tempo!


Título: “A máquina de fazer espanhóis”
Autor: Valter Hugo Mãe
Editora: Porto Editora
Modo/género literário: Narrativo/ Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Beatriz Silva, do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS