UM LIVRO POR SEMANA: O Meu Irmão

Sugestão de Bruna Oliveira
02/09/2019

Após o lançamento do livro de poesia “Condensação”, Afonso Reis Cabral escreveu a belíssima obra intitulada “O Meu Irmão” que narra, de forma emocionante, a vida da personagem centralizadora – Miguel – e do seu irmão – narrador inominado. A personagem principal é um homem adulto, portador do Síndrome de Down.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Com efeito, esta história cativante sobre Miguel e o seu irmão, em capa fina, editada pela Leya, primeiramente em novembro de 2014 e, em seguida, em dezembro do ano anteriormente referido, com trezentas e sessenta e cinco páginas, é constituída pela memorável jornada de vida de dois homens – um era professor universitário, divorciado e misantropo; e o outro nascera com uma deficiência – que, após a morte dos seus progenitores, se veem obrigados a aprender a viverem juntos. Aquando de tal tragédia (a morte dos pais dos dois irmãos), é necessário decidir com quem fica Miguel – homem de quarenta anos, portador de uma deficiência e com uma vida à espera de ser vivida.


Deste modo, devo confessar que apreciei, particularmente, o facto de, neste romance de eleição, o, na altura, jovem escritor Afonso Reis Cabral enaltecer tanto os valores que devem ser considerados primordiais na vida de qualquer ser humano, como, por exemplo: o afeto, a cumplicidade, o calor de um beijo, a sensação honrosa que se faz sentir quando abraçamos e quando somos abraçados por quem gostamos e por quem gosta de nós... Considero que, quando falamos do esplêndido romance “O Meu Irmão”, estamos perante uma narrativa essencial para todos nós, seres humanos, que pretendemos sentir e viver a vida, tal como ela é – intensa, verdadeira, mágica, objetiva e, por vezes, violenta, devido à agressividade das suas lições.


Por fim, recomendo vivamente a leitura atenta da abordagem, tão interessante, da deficiência aqui criticada, dado que toda ela envolve e explicita uma notória e emocionante história de vida de dois indivíduos do sexo masculino que acabam por descobrir o verdadeiro sentido da vida, ou, melhor dizendo, das suas próprias vidas. Trata-se de um romance escrito de uma forma verdadeiramente comovente, clara e concisa, que interpela o tema, tão sensível, das necessidades especiais. Pode concluir-se, após a análise da leitura deste livro, que este possui uma escrita bastante madura, atendendo à idade do autor quando o escreveu.


Quanto a ti, só poderás saber a razão pela qual esta obra pode cair na receita da compaixão, do amor e da ternura entre irmãos depois de leres esta, tão sensível, narrativa escrita por Afonso Reis Cabral, de uma forma desenvolta e madura, que promete revolucionar os corações e as mentes humanas!


Título: “O Meu Irmão”
Autor: Afonso Reis Cabral
Editora: Leya
Modo/género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de leitura da aluna Bruna Raquel Nunes Oliveira, do 10.º H2

 

 

GALERIA DE IMAGENS