UM LIVRO POR SEMANA: Aparição

Sugestão de Marta Martins
01/10/2019

Este romance, de Vergílio Ferreira, é uma constante reflexão no seu todo. Sendo um narrador Auto diegético, revela-se a si mesmo à medida que se vai apropriando linguisticamente do fluxo das vivências que decorrem no mundo.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Naturalmente, o tema predominante da obra é a existência do Homem no mundo, bem como o encontro com o seu eu, a sua própria “aparição”, afastando-se de Deus e questionando a sua existência. Revela Alberto Soares, personagem principal, um conjunto de emoções (angústia, perturbação e nostalgia), proporcionadas pelos acontecimentos da sua vida, assim como pelas pessoas que o rodeiam e pela sua ignorância.


Todas estas reflexões filosóficas deixam, para o leitor, o livro de difícil compreensão. É necessário ler com cuidado e atenção, para que não percamos nenhum detalhe que possa ser importante. Confesso que, por este motivo, a minha desmotivação foi grande. Contudo, o que me prendeu foi o amor entre Sofia e Alberto, raciocinando eu que seria tudo um mar de rosas. Não obstante não ter sido perfeito, era esta a necessidade de ver o seu amor que eu tinha e que precisava alimentar sempre que lia cada palavra, cada página, cada capítulo deste livro.


Todavia, umas das maiores desilusões foi Sofia ter morrido, ainda que não seja das melhores personagens. A necessidade que Alberto tinha de a ver, de a sentir é quase tão grande quanto a minha necessidade deste amor existir e ser real.


Além disso, não sendo apenas o amor entre ambas estas personagens que me acorrentou ao livro, foi, também, Alberto que, de certa forma, me “seduziu” com a sua maneira de ser e me fez querer descobrir cada vez mais acerca dele.


Portanto, este é um romance deveras excecional com um grande enredo e personagens fantásticas que enriquecem esta história. E, sem dúvida, recomendo a sua leitura aos mais entusiasmados pelas vertentes filosóficas, assim como eu.

Nome: “Aparição”
Autor: Vergílio Ferreira
Editora: Quetzal
Modo/género literário: Narrativo/Romance

Sugestão de leitura da aluna Marta Filipa Azevedo Martins.

 

GALERIA DE IMAGENS