Conversas a distância – C@D

Prof.ª Isabel Cristina
28/06/2021

Os dois últimos anos letivos vão ficar para a história da educação, em Portugal e no resto do mundo. Os sacrifícios levaram-nos a ultrapassar o nosso limite de resistência e, mesmo assim, manter a coragem e a esperança de chegar ao fim deste processo e estar vivo, com algumas “nódoas negras”, mas vivos.

 

Contudo, como acontece nos desertos, foram surgindo oásis ao longo do caminho, momentos que nos refrescam, engrandecem e que mostram o quanto vale a pena não desistir.


“Conversas a Distância” (C@D) foi um desses oásis. Tratou-se de atividade desenvolvida no âmbito da disciplina de Biologia, do 12.º ano, e tinha como principal objetivo convidar ex-alunos do Colégio, com diferentes profissões na área de Ciências e Saúde, para se ligarem a distância e responder às dúvidas dos alunos sobre as temáticas abordadas no programa da disciplina, mas foi muito além.


A primeira C@D decorreu no dia 21 de janeiro, com a Beatriz Sá Vinhas, finalista de Mestrado Integrado em Bioengenharia, ramo de Biotecnologia Molecular, e que está a trabalhar em Erasmus na Suécia. Os alunos ficaram maravilhados com a simpatia da Beatriz, inspirados pelo seu percurso, que incluiu o nosso curso de Biotecnologia, e deslumbrados com o seu projeto atual que está, como não poderia deixar de ser, relacionado com o estudo do SARS-CoV-2.


Seguiu-se o ex-aluno do curso de Animação Sócio-Desportiva, Vasco Fontes, Biólogo e Mestre em Bioquímica, atualmente investigador na área da Imunologia, no Hospital Universitário em Erlangen, na Alemanha. Foi no dia 13 de maio que o Vasco partilhou o trabalho que desenvolve sobre a Artrite Reumatoide, uma doença autoimune que afeta tantos indivíduos atualmente. Apesar da seriedade da sua investigação, o Vasco tornou mais leve esta experiência com o bom humor que o caracteriza.


Já no dia 20 de maio, a aula de Biologia pôde contar com um testemunho muito especial da nossa, também ex-aluna de Biotecnologia, Joana Carvalho dos Santos, Enfermeira e Musicoterapeuta, sobre como é viver com duas doenças autoimunes. Um momento particularmente emotivo, mas cheio de esperança e doçura.


“Conversas a distância” recebeu a sua última convidada no dia 27 de maio. A ex-aluna do curso de Biotecnologia, Gisela Costa, Bióloga e atualmente a realizar o Mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos, no ICBAS, esteve à conversa com os alunos sobre a sua investigação na área da Sustentabilidade. A persistência e a paixão pelo que faz não deixaram ninguém indiferente.


Todos estes “meus meninos”, com percursos tão bonitos, não só a nível das competências científicas como também enquanto cidadãos, com atitudes e valores a ressalvar, superaram as expectativas e contribuíram para esclarecer e motivar os nossos alunos a serem melhores pessoas, em todos os sentidos. Quanto a mim, sinto-me grata e uma privilegiada pela sua disponibilidade e amizade.

 

 

Prof.ª Isabel Cristina