Celebração do Dia do Colégio – 24 de Outubro

Pel´ O Conselho de Pastoral e de Gestão de Projetos
30/10/2020

No dia 24 de outubro de 2020, celebrámos o 150.º aniversário da morte de Santo António Maria Claret, fundador dos Missionários Claretianos e patrono da nossa escola.
Procurámos, ao longo de quatro dias, dinamizar um conjunto de atividades que promovessem o conhecimento sobre este Homem que nos inspira todos os dias e que, pelo seu percurso de vida e obra edificada, se tornou IMORTAL.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nos últimos anos, a comemoração do Dia do Patrono foi sempre um dia festivo na nossa Comunidade, e, este ano, apesar de todas as condicionantes, não podíamos deixar que esse espírito fosse quebrado.


Assim, e durante quatro dias, a chegada dos nossos alunos ao CIC foi alegrada por um “fundo musical”, que imprimiu sorrisos e boa disposição a toda a Comunidade. Estava lançado o mote para uma comemoração alegre desta efeméride. Das atividades desenvolvidas, destacámos duas exposições com trabalhos temáticos elaborados pelos nossos alunos do curso de Artes Gráficas: “As Faces de Claret” e “Os Lugares de Claret”. Aproveitando os circuitos implementados pelo plano de contingência, estas exposições foram instaladas nalguns dos corredores do CIC. Para promover a reflexão dos alunos sobre o carisma e obra de Claret, foram dinamizadas diferentes atividades de reflexão em sala de aula.


Para os alunos de 10.º ano, que pela primeira vez frequentam o nosso Colégio, procurou-se dar a conhecer a vida e obra de Santo António Maria Claret, com recurso a pequenos vídeos e jogos que potenciaram o espírito competitivo, mas também a entreajuda entre colegas.


No 11.º ano, promoveu-se uma reflexão sobre os percursos/projetos de vida que os alunos vão projetando para si mesmo. Que espaço/tempo ocupará na sua vida para o desempenho laboral? Que outras dimensões farão sentido incluir no seu projeto de vida? O que diriam a Claret, nos dias de hoje, sobre as suas opções de vida?


Para os que frequentam o 12.º ano, partindo da visualização de dois vídeos elaborados para o efeito/duas histórias de vida, procurou-se levar os alunos à reflexão sobre de que forma poderão deixar a sua marca no Mundo, sob o lema: “Descobre o teu caminho, abre-te aos outros, torna-te IMORTAL”.


Além das iniciativas suprarreferidas, os três anos reuniram-se na construção coletiva de um mapa mundo, tendo sido cada turma desafiada a colorir uma pequena peça desse mapa, aludindo à metáfora de que cada um é uma peça fundamental de um todo. O mapa construído com as peças de todas as turmas tem a particularidade de evidenciar a presença Claretiana em todos os Continentes.

 

Missioários Claretianos Província de Fátima

 


Pel’ O Conselho de Pastoral e de Gestão de Projetos

 

 

GALERIA DE IMAGENS