Formação / Reflexão sobre Avaliação Pedagógica das Aprendizagens no CIC

Pel´ O LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira
19/04/2021

“É para nota? Não, é para aprender!” (Sebastião da Gama - 1924-1952)
Desde o dia 15 de abril e durante 10 semanas, 36 docentes do Colégio Internato dos Carvalhos, representando todos os Grupos Disciplinares, o Gabinete de Psicologia e a Direção Pedagógica, vão trabalhar em conjunto para estudar e discutir a Avaliação Pedagógica das Aprendizagens.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta formação basear-se-á nos documentos gerados pelo projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), com a devida autorização do seu Coordenador, Professor Dr. Domingos Fernandes, que, em resposta à nossa solicitação de autorização, referiu que os poderíamos utilizar de acordo com as nossas necessidades, acrescentando que ele próprio tinha feito questão de que os mesmos estivessem disponíveis para todos os que os quisessem consultar.


Para além dos documentos do projeto MAIA, serão também alvo de estudo o Decreto-Lei n.º 55/2018, o Decreto-Lei n.º 54/2018, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, alguma bibliografia da Professora Ariana Cosme, da FPCEUP, entre outros.


Ao longo destas 10 semanas, serão abordados os temas: Avaliação Formativa; Avaliação Sumativa / Classificação; Critérios de Avaliação; Rubricas; Participação dos alunos no processo de avaliação; Diversificação na recolha de informação; “Feedback”.


Deste trabalho colaborativo, resultarão preciosas conclusões que, com certeza, beneficiarão cada um dos participantes, mas também o nosso Colégio e, principalmente, todos os alunos que escolhem estudar na nossa instituição.

 


Pel’ O LIPCIC
Eng.º Evaristo Moreira

 

 

GALERIA DE IMAGENS