PROJETO “JN TODOS” com o CIC
Um projeto solidário que visa combater a solidão

Ana Almeida e Bruna Oliveira, do 12.º PT
18/12/2020

Ao contrário do que sucedeu no ano letivo passado, em que este projeto se desenvolveu em regime presencial e foi lançado a uma turma do 12.º ano, no presente ano letivo, devido à situação pandémica, desenvolveu-se em modo “on-line” e desafiou todos os alunos do 12.º ano.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Desta forma, permitiu que um maior número de alunos do CIC ajudasse no combate à solidão de pessoas de grupos mais vulneráveis, como, por exemplo, os idosos que estão em Instituições Sociais.


Neste sentido, o projeto “JN Todos” consiste na leitura e análise crítica dos relatos semanais do “Jornal de Notícias”, junto de utentes da Cruz Vermelha e de outras Instituições.


Assim sendo, recorremos ao auxílio da aplicação “Skype”, para dar vida a estes momentos que nos aquecem, verdadeiramente, o coração.


Efetivamente, estes momentos de partilha, de aproximadamente uma hora, permitem o estímulo da mente e do pensamento crítico de ambas as partes e, principalmente, transportam-nos para realidades e formas de pensar diferentes das que estamos habituados, daí este projeto ter uma importância ímpar.


Por conseguinte, as alunas que estão, de momento, envolvidas nestas reuniões (já participaram alunos do 12.º AG) – Ana Almeida, Ana Ribeiro, Bruna Nunes, Carolina Águas e Mariana Silva – sublinham a ideia de que a iniciativa supramencionada se tem revelado, a cada dia que passa, mais enriquecedora, dinâmica, divertida e, acima de tudo, mais HUMANA.


Desta forma, o Colégio Internato dos Carvalhos vem provar, mais uma vez, ser uma “Escola de Futuro com Valor(es)”, que visa promover a educação dos seus estudantes através de ações solidárias que, por sua vez, despertam o melhor de cada um.


Por fim, como duas das alunas envolvidas, gostaríamos de agradecer, não só às equipas do “Jornal de Notícias” e da Cruz Vermelha, mas também aos idosos que nos têm vindo a acompanhar nesta jornada de crescimento (pessoal e intelectual), entrega e dedicação. Somos, de facto, a prova de que é possível a criação de laços entre faixas etárias bastante díspares e de sonhar com um mundo melhor.


Aproveitamos para desejar a todos um Santo e Feliz Natal.

 



Ana Almeida e Bruna Oliveira, do 12.º PT

 

 

GALERIA DE IMAGENS