UM LIVRO POR SEMANA: Esteiros

Sugestão de leitura de Bernardo Moura e Sá
06/01/2021

O livro “Esteiros”, não só é uma boa leitura que nos distrai e que nos enriquece, como também tenta mostrar como era a vida, em Portugal, na altura da ditadura, na perspetiva de quem a viveu.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

O enredo da história passa-se em Portugal, nos anos de ditadura, mas aborda mais o trabalho infantil, sendo as personagens principais crianças que trabalham numa fábrica. As crianças eram Gaitinhas, Gineto, Maquineta, Sagui e Guedelhas. Estes não são os seus nomes verdadeiros, mas, assim, o autor demonstra que, mesmo tendo de trabalhar, estas crianças conseguiram construir um grupo de amigos, e as alcunhas comprovam a sua amizade.


O romance também nos dá a conhecer as suas personalidades de forma muito natural, através de diferentes situações vividas. Por exemplo, na altura de fazer as malandrices, o Gaitinhas tinha receio, o Gineto liderava e os outros cumpriam as ordens deste sem questionar.


No livro, são apresentadas mais personagens, que, no entanto, não têm um papel tão relevante. Aparecem, por vezes, para enriquecer o enredo e mostrar que, na vila, havia mais pessoas que rodeavam estas crianças. Esta obra representa bastante bem o que era o trabalho infantil na época retratada e recomendo a leitura do livro, pois, antes de o ler, não fazia ideia de como era o quotidiano nesta altura da história de Portugal e, terminada a leitura, senti que cheguei ao fim de uma montanha russa de emoções, já que poderia ser eu naquela situação.

 

Título: “Esteiros”
Autor: Soeiro Pereira Gomes
Editora: Editores Unidos
Modo/género literário: Narrativo / Romance

 

Sugestão de leitura do aluno Bernardo Moura e Sá, do 10.º H2.

 

GALERIA DE IMAGENS