Conhecer Tonel – Ex-aluno do CIC e Ex-futebolista Profissional

Prof. Ernesto Lopes
26/04/2021

No passado dia 15 de abril, o ex-aluno do Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) e ex-jogador de futebol profissional António Leonel Vilar Nogueira Sousa, mais conhecido no meio futebolístico por Tonel, partilhou toda a sua experiência de vida como atleta, com os alunos do 12.º ano do Curso de Animação Sociodesportiva (CASD), através da plataforma “Teams”.

 

Tonel realizou a sua formação, como futebolista, nos Clubes do Futebol Clube do Porto (FCP) e Sporting Clube de Espinho. Iniciou a sua carreira como profissional de futebol na equipa B do FCP (1998/1999), tendo jogado ao mais alto nível durante 17 anos. Jogou em vários clubes da primeira divisão, nomeadamente na Académica de Coimbra, Marítimo, Sporting Clube de Portugal, Beira-Mar, Feirense e Belenenses, onde terminou a sua carreira desportiva (2015/2016). Representou, durante três anos, uma equipa da Croácia: o Dínamo de Zagreb. Tem 55 internacionalizações em representação de todos os escalões jovens da seleção Nacional. Na seleção sénior, jogou ao centro da defesa com o Ricardo Carvalho e com o capitão Cristiano Ronaldo. Jogou contra grandes estrelas do futebol mundial, Cristiano Ronaldo, Messi, Rooney e Abramovich. Na sua longa carreira, jogou 581 jogos e marcou 44 golos. Atualmente é comentador desportivo na SportTV.


Embora a distância, Tonel manteve um diálogo com os alunos de grande proximidade e de grande disponibilidade, para responder a todas as questões colocadas. Foram abordados assuntos de grande interesse para os jovens atletas e alunos do CIC, nomeadamente: “conciliação do sucesso escolar com o sucesso desportivo”; “perfil psicológico de um atleta de alta competição”; “percurso de jogador desde os escalões de formação até ao escalão sénior”; “A paixão pelo que se faz como como requisito necessário para o sucesso”; “as competências atitudinais exigidas para se atingir o sucesso, quer como atleta profissional quer na vida”; “importância da retaguarda familiar para o sucesso desportivo”; “perfil de liderança de um capitão de equipa”; “papel da imprensa no futebol de alta competição”; e “componentes fundamentais para a longevidade desportiva - alimentação, treino e repouso /recuperação”.


Os alunos do CASD demonstraram o seu agrado por este encontro com Tonel, tendo afirmado que retiveram vários ensinamentos de tudo o que foi revelado nesta sessão, nomeadamente: “Que nunca devemos desistir porque mais tarde todo o trabalho será recompensado”; “Tudo é possível desde que me dedique e me esforce. É importante desafiar-me a mim mesma constantemente”; “A disponibilidade que o Tonel arranjava para seguir o seu sonho, ir aos treinos, e, mesmo assim, tentar acompanhar o ano escolar”; “O seu empenho, resiliência, competitividade, perseverança, confiança, trabalho, entre outros, mas esses foram os principais que o levaram ao êxito”.


Agradecemos a disponibilidade deste grande atleta e grande exemplo do “saber ser” e “saber estar” no desporto e na vida, que comunga dos valores que defendemos no nosso colégio. Acreditamos que, independentemente dos percursos profissionais dos nossos alunos, estes irão deixar a “marca CIC” na sua forma de estar na vida em sociedade, que pretendemos mais solidária, fraterna e humanizante.


Bem-haja Tonel!


Pel’ O Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto
Prof. Ernesto Lopes