Neste encontro formativo, dirigido aos docentes dos Colégios Claretianos da Província de Fátima, estiveram presentes representantes do Colégio Internato dos Carvalhos, Colégio Internato Claret, Carvalhos, Colégio Claretiano de Sevilha, Andaluzia, e Colégio de Las Palmas, Gran Canária.
Durante estes três dias, sob o tema da competência digital e a sua implementação nas escolas do século XXI, os docentes tiveram um espaço de formação onde puderam refletir sobre as competências digitais e a sua implementação na sala de aula e, ainda, sobre a forma como as novas tecnologias e a ludificação de alguns dos conteúdos programáticos podem contribuir para a motivação e envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Os professores presentes neste Encontro partilharam experiências, ferramentas e aplicações de uso didático-pedagógico e tiveram, também, oportunidade de conhecer/aceder a novas ferramentas digitais que, quando colocadas ao serviço da aprendizagem, podem oferecer novas potencialidades. Cada professor, de acordo com as especificidades das suas disciplinas, das suas turmas e do próprio contexto escolar, deve selecionar aquelas que mais poderão contribuir para o sucesso dos seus alunos. Ludificar a aprendizagem não significa “jogar na sala de aula”, mas, sim, usar as ferramentas tecnológicas com uma clara intencionalidade pedagógica, colocando sempre o aluno no centro da aprendizagem e contribuindo para uma educação holística, integral, significativa e emocional.
Os professores apresentam-se como forasteiros neste novo mundo digital. Os alunos, nascidos nesta era tecnológica, são já nativos digitais. Assim, na medida do possível, a escola deve estimular a sua curiosidade e vontade de aprender, isto é, as atividades propostas devem desafiar e motivar o aluno para a aprendizagem.
Efetivamente, o trabalho cooperativo/colaborativo desenvolvido ao longo destes três dias foi profícuo tendo todos os presentes ficado convencidos de que “se só fazes o que sabes fazer, nunca serás melhor do que és agora”. É necessário “Despertar” para novas práticas educativas, procurando uma formação que promova uma educação de qualidade.
O espírito de partilha e de boa camaradagem entre todos os participantes foi, aliás, uma constante contribuindo para o sucesso deste encontro e possibilitando a criação de redes de trabalho entre os docentes dos vários Colégios Claretianos.
Pelos professores participantes do CIC,
Sara Lopes, Diana Paupério, Fernanda Belém e Miguel Ângelo