“Família CIC” Reúne-se para Celebrar o Natal

CIC
23/12/2021

Como dizia o Professor Filipe Coutinho, elemento do Conselho Pastoral e de Gestão de Projetos e Causas – órgão responsável pela implementação na vida do Colégio das linhas estruturantes do Ideário e da Identidade Cristã, uma identidade que se funda e enxerta nos princípios básicos do Cristianismo –, o CIC não podia deixar passar este Natal sem reunir toda a Comunidade Educativa.
Desta forma, através da plataforma “Teams”, pelas 21h30 do dia 22 de dezembro, a Comunidade Educativa “encontrou-se” para Celebrar o Natal em Família.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este momento surgiu como mais uma etapa até ao Natal, um caminho baseado no Evangelho de S. Lucas, já realizado com os alunos durante o Advento e que terminou na Celebração de Natal no dia 15, em quatro momentos, e que se reviveu nesta noite de Oração em Família.


No primeiro momento, o momento do “Convite” que foi dirigido a Maria para ser mãe de Jesus – Maria disse “Sim”; Deus também nos lança este convite de irmos ao Seu Encontro, através do Presépio; caminho que nem sempre é fácil, o que nos leva a refletir sobre o segundo e terceiro momentos: as dificuldades que vamos encontrando durante este percurso; por vezes, erramos, pelo que há momentos que gostaríamos de apagar das nossas vidas, por isso somos desafiados a fazermos uma autoavaliação e a preservamos os momentos em que estivemos disponíveis uns para os outros, momentos em que fizemos a experiência do Amor de Deus por nós que nasce no Presépio – um Amor de Pai.


No quarto momento, dá-se o Encontro com Jesus, celebra-se o Natal, Deus encarna em Jesus no Ministério do Natal.


Após a leitura do Evangelho de S. Lucas, proclamada pelo Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo do CIC, o mesmo quis deixar-nos uma breve mensagem de Natal.


Começou por dizer que temos dificuldade em compreender o Mistério do Natal, acontecimento que existe desde sempre como Projeto de Deus – que o Natal é uma segunda oportunidade de nos reconciliamos com Ele –, continuou dizendo que o Natal é um Projeto de Sociedade, o Natal é muito mais que um local, é um grande Mistério, é uma forma que Deus encontrou de não nos abandonar; Jesus Cristo é uma alternativa, não havia um lugar digno para eles, por isso nasceu num Presépio, num lugar humilde. Este caminho até Jesus é uma forma de Espiritualidade, a proposta Cristã é uma alternativa de orientação (muitas vezes vemos a sociedade desorientada), é um caminho que faz todo o sentido.


Prosseguiu expondo que Deus não desiste de nós – é a lógica do Amor –, sendo o Natal um Projeto de Amor. Começou a concluir dizendo que o Natal é cada vez mais atual (a realidade dos tempos de Maria e José é muito similar à dos dias de hoje), que estamos, mais do que num tempo de mudança, numa mudança de tempo, já que existe um tempo humano e um tempo Divino, o “Kairós”, o tempo certo (tempo espiritual e único), um tempo de Esperança, uma Esperança que tem um nome – JESUS. Deus está a olhar para o mundo e dá-nos uma nova oportunidade a caminho do Presépio.


Terminou dizendo que vamos continuar a fazer com que o CIC seja uma Escola de Esperança – Um projeto verdadeiramente Cristão.


Este “encontro” em Família terminou com uma oração de Natal em conjunto.


O Caminho continua a partir do Presépio, o grande desafio que este Projeto de Amor nos coloca é que nos transformemos a partir do Presépio e que construamos uma nova humanidade, uma humanidade com espaço para acolher o Deus que se faz Homem no coração de cada um de nós.


VOTOS DE UM SANTO NATAL E DE UM 2022 PLENO DE ESPERANÇA!

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS