Comemoração dos 173 anos da Congregação dos Missionários Claretianos com Festa-Convívio entre os dois CIC

CIC
Fotos cedidas pelo Colégio Claret
28/07/2022

No final da tarde do dia 15 de julho, sexta-feira, com o objetivo de comemorar os 173 anos da fundação da Congregação dos Missionários Claretianos a assinalar no dia seguinte, realizou-se um encontro/convívio de Colaboradores do Colégio Internato Claret e do Colégio Internato dos Carvalhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Primeiro, celebrou-se a Eucaristia no auditório Claret, copresidida pelo P.e José Maia, P.e Vítor Pinto, P.e João Luís e P.e Oliveira, seguindo-se um lanche/jantar para todos os colaboradores dos dois Colégios, docentes e não docentes, que se quiseram associar a esta efeméride no novo espaço pedagógico do Colégio Internato Claret. Foi um dia de (re)encontros para muitos colaboradores destas duas Instituições, que, outrora, foram uma única escola e que, agora, mesmo independentes, caminham unidas no mesmo Espírito Claretiano.


“A Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, também conhecidos como Missionários Claretianos, foi fundada em 16 de julho de 1849, em Vic, Espanha, por Santo António Maria Claret e outros cinco jovens sacerdotes: P.e José Xifré, P.e Estêvão Sala, P.e Domingos Fabregas, P.e Manuel Vilaro e Pe. Jaume Clotet.”


“A Congregação fundada por Claret começou como um grande sonho missionário no meio de muitas limitações. Aquele pequeno grupo na cela de Vic é hoje uma congregação multicultural chamada a tornar contemporâneo o sonho de Claret.”
(“Website” Institucional da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria).


A 16 de julho de 1849, “deu-se início a uma grande Obra”, os Missionários Claretianos estão presentes em 70 países em todo o mundo, entre os quais Portugal, são responsáveis por várias Instituições e dedicam-se à causa da educação, publicar literatura religiosa, administrar paróquias, animar e auxiliar o bem-estar das pessoas e ajudar a cuidar da Casa Comum.

 



CIC
Fotos: Colégio Internato Claret

 

 

GALERIA DE IMAGENS