CIC com o Galardão Eco-Escolas 2020/21

Prof.ª Sónia Teixeira
24/09/2021

É com orgulho que anunciamos a toda a comunidade escolar que o CIC é, novamente, uma ECO-ESCOLA! Das 54 escolas inscritas do Distrito do Porto, o CIC faz parte das 47 escolas galardoadas com a bandeira verde Eco-Escolas 2020/2021.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Efetivamente, o Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.


Sob a coordenação escolar da Dra. Sónia Teixeira e da Dra. Emília Macedo, ao abrigo do Ser+ do CIC, este programa assumiu-se como projeto de cidadania e, nesse âmbito, foi desenvolvida uma auditoria ambiental na qual as turmas de Património e Turismo (PT) assim como as de Línguas e Relações Empresariais (LR) detetaram algumas lacunas e necessidades, desenvolvendo, consequentemente, o seu plano de ação. É certo que a pandemia não permitiu desenvolvê-lo na plenitude. No entanto, as ações levadas a cabo permitiram trabalhar temas nos âmbitos da água, resíduos e energia, assim como agricultura biológica, mar, mobilidade sustentável, alimentação saudável e sustentável. As atividades foram várias e contaram igualmente com o apoio da Dra. Paula Oliveira e do Eng.º João Direito. Mas esta candidatura aglutinou muitas outras, como as ações desenvolvidas pelo Clube Ambiente e Sustentabilidade, dinamizado pela Dra. Alice Viveiros e Dra. Olívia Magalhães, e outras desenvolvidas na escola que, pela temática, permitiram consolidar esta atribuição.


Exemplo disso foram atividades como “Dê uma tampa à indiferença”; Entrevista dirigida aos responsáveis da cantina escolar no sentido de aferir e trabalhar a temática do desperdício alimentar; embelezamento dos canteiros da escola, com a colaboração da BIO AGRO; “viajar sem sair do lugar”, atividade encorajadora da mobilidade sustentável; projeto Natal reciclado; Eco trilho do Rio Febros; projetos de eletrotecnia e automação, com estufas automatizadas alimentadas por energia solar, redução e separação de resíduos, recorrendo ao âmbito energético, amigo do ambiente, como suporte, esmagador de latas inteligente…


Outros projetos desenvolvidos na escola contribuíram, também, para se obter o galardão, como “reciclar para ajudar”, “Reborn”, “(A)garrafa-te”, Palestra de Nutrição e Desporto, entre outras.


Assim, o ano letivo 2021/2022 será ano de recandidatura, pretendendo- se redesenhar um novo plano de ação, mais abrangente e envolvente, para assim renovar este nobre galardão.



Prof.ª Sónia Teixeira

 

 

GALERIA DE IMAGENS