“Workshop” sobre Formação em Contexto de Trabalho (FCT) - Visão Nacional e Internacional, dinamizado pelo Professor Doutor Gonçalo Xufre

CIC
12/07/2022

A Formação Profissional é um dos domínios de intervenção definidos pelo CIC, no qual se elucidam duas metas educativas: “aprofundar a formação profissional de acordo com a tradição da escola e as necessidades do mercado” e “fomentar a educação para a cidadania e a inclusão”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Neste sentido, na manhã do dia 12 de julho, Coordenadores de Curso e Docentes que lecionam disciplinas de formação tecnológica, atuais e/ou futuros Professores Orientadores da FCT, bem assim como outros docentes que se quiseram associar a este momento formativo, encontraram-se num “workshop” para reflexão e análise da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) desenvolvida pelo Colégio, numa ótica nacional e internacional, dinamizado pelo Professor Doutor Gonçalo Xufre.


O Professor Doutor Gonçalo Xufre é Professor no Instituto Politécnico de Lisboa desde 1998; foi Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) de 2011 a 2018; foi Membro da equipa do PISA para as Escolas na OCDE de 2018 a 2020; é consultor da OCDE na Área da Educação e Competências; e Coordenador Nacional do projeto PISA para as Escolas em Portugal desde 2020; uma pessoa com vastíssimos conhecimentos nesta e noutras áreas e que é Assessor Científico-Pedagógico do Colégio Internato dos Carvalhos.


Após as boas-vindas e agradecimentos por parte do Presidente do Conselho Diretivo do CIC, Pe. José Maia, o Diretor Pedagógico, Eng.º Evaristo Moreira, fez uma contextualização deste momento formativo e referiu o contributo que a FCT desempenha na aquisição de algumas competências no processo formativo dos nossos alunos dos treze cursos da via tecnológica.


Seguidamente, o Professor Doutor Gonçalo Xufre começou por apresentar os resultados dos inquéritos realizados aos nossos alunos, no contexto da FCT, bem assim como às respetivas Entidades/Empresas onde os mesmos desenvolvem a FCT.


Seguiu-se um momento de reflexão individual sobre alguns dados apresentados, cujo desafio foi identificar aspetos positivos, aspetos menos positivos e aspetos que se tinham revelados surpreendentes, sempre com o propósito de uma melhoria contínua.


Posteriormente, realizou-se um momento de reflexão em grupos, cujas ideias resultantes deste trabalho de equipa foram partilhadas a todos já perto do final da manhã.


Este “workshop” revelou-se um contributo muito valioso para todos os docentes presentes, pois, como sabemos, o CIC ministra o ensino secundário através dos Cursos com Planos Próprios, nos quais articula, de forma muito equilibrada, a Formação Geral, a Formação Científica e a Formação Tecnológica.


Na Formação Tecnológica, a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) desenvolvida pelo Colégio desempenha um papel preponderante na investigação e no diálogo entre a formação profissional e as necessidades do mercado de trabalho, bem assim como um complemento imprescindível na formação dos nossos alunos, ajudando-os na integração no mundo do trabalho cada vez mais global, onde é imperioso consolidar uma visão nacional e internacional.


Queremos continuar a ser “uma Escola de referência, inovadora, aberta e comprometida com a comunidade envolvente, em missão partilhada, com um projeto educativo de matriz cristã, atenta ao que, em cada momento, for mais urgente, oportuno e eficaz.
(Projeto Educativo do CIC)

 

CIC

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS