Projeto “Melhor Escola” do Jornal “O Gaiense”
Ação de Formação para a Equipa de Alunos do CIC

CIC
08/11/2021

No seguimento da assinatura do Protocolo com vista à participação do CIC no Projeto “Melhor Escola”, promovido pelo Jornal “O Gaiense”, os alunos do CIC que integram a equipa que irá trabalhar no projeto tiveram uma Ação de Formação com uma jornalista de “O Gaiense”, Anabela Carvalho, no dia 8 de novembro, pelas 9h30, na Biblioteca Dr. Nélson Padrão.

 

Neste tempo dedicado à aprendizagem, foram abordadas, de forma clara e objetiva pela jornalista Anabela Carvalho, todas as questões essenciais na construção de um jornal; do mesmo modo, os alunos tiveram a oportunidade de colocar todas as dúvidas sobre a realização deste meio comunicação.
O interesse, a atenção e entusiasmo foram evidentes nos alunos, não por se tratar de um concurso, mas pelo facto de (re)conhecerem nesta iniciativa uma excelente oportunidade de acrescentar algo à sua formação.


No início desta Ação de Formação, o Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, dizia, após os agradecimentos ao “O Gaiense” na pessoa da jornalista Anabela Carvalho, que, apesar de se tratar de um concurso, o principal objetivo não era conquistar prémios, o mais importante era que todos se envolvam de forma empenhada, séria e responsável neste projeto, como mais um contributo na sua formação, bem assim como uma excelente oportunidade de fazer um exercício de cidadania ativa, aspeto também sublinhado durante a formação pela jornalista.


Após esta ação de formação, estão lançados “os alicerces” para mais uma participação do CIC neste projeto promovido pelo Jornal “O Gaiense”, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que já vai na 6.ª edição.


É, por isso, necessário meter “mãos à obra, “sentir o pulso” à Escola e à comunidade envolvente, pois o jornal do CIC, de acordo com o sorteio realizado, terá de estar pronto no dia 24 de janeiro para estar nas bancas no dia 5 de fevereiro de 2022.


Para os alunos do CIC que farão parte deste projeto, votos de um excelente trabalho, que o tempo que irão “investir” neste projeto seja mais uma oportunidade de ir ao encontro do outro, dando “voz a quem a não tem”, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e mais igual, tornando-se, também eles, melhores Pessoas.



CIC