UM LIVRO POR SEMANA: O Anjo Branco

Sugestão de Catarina Lima
22/04/2022

O livro “O Anjo Branco” traduz o maior mistério da infância e adolescência do autor. José Rodrigues dos Santos criou o romance para que este lhe potencializasse uma resposta sobre o passado enigmático do pai, nos seus dias de guerra.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No entanto, a visão macabra para a qual esta palavra “guerra” nos transporta não vai corresponder à do autor, pois este cria algo belo, admirável e com um toque de divindade. Por isso, o anjo, a que se refere o título, vai desenvolvendo e criando a sua personalidade a partir do momento que nasce e à medida que o livro avança e o seu crescimento pessoal também. O ponto fulcral desta atitude altruísta e humanista é despertada com o seu primeiro amor, Mimicas, que conquista José no primeiro olhar e molda um coração mole, ambicioso e solidário. José, através do seu nome de prestígio e estatuto de médico, tenta combater as injustiças sociais e económicas no ramo da saúde, existentes em África, que acabaram por matar ou deixar à beira do abismo tantos inocentes. Mas esta atitude não é alienada à família Branco, uma vez que Diogo, o sobrinho de José, tenta ter uma atitude semelhante, mas cada um com os seus modos, profissão e atitude.


Passado é o que este magnífico romance retrata, mas deixa uma lição para o presente e para o futuro, mostrando tudo aquilo que a humanidade não é para com o seu igual, apresentando os conflitos que existiram, que existem e vão existir, nem mesmo um anjo branco consegue mudar a realidade.


Título: “O Anjo Branco”
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Modo/género literário: Narrativo /Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Catarina Lima, do 10.º H2



 

GALERIA DE IMAGENS