UM LIVRO POR SEMANA: “A Árvore das Palavras

Sugestão de Ana Rita Gonçalves Moreira
04/05/2022

“A Árvore das Palavras”, de Teolinda Gersão, é, provavelmente e infelizmente, o livro menos conhecido e menos comentado da autora.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Primeiramente, esta obra é um romance pós-colonial onde o tempo não existe, pelo que apenas sabemos que a história se passa em Lourenço Marques antes e após a guerra colonial. Não só é uma homenagem a Moçambique, mas também ao continente africano, como ainda às pessoas que lá vivem. Através de diferentes relatos, oferece-nos várias perspetivas sobre a experiência colonial.


Segundamente, “A Árvore das Palavras” está dividida em três partes, na primeira parte, conhecemos a pequena Gita e imergimos nas histórias que a menina nos conta sobre a sua infância e relações com as pessoas que conhece e a terra onde vive. Na segunda parte, conhecemos, principalmente, Amélia (mãe de Gita), elemos sobre a sua viagem de Portugal para Moçambique e como ela e Laureano (pai de Gita) se “conheceram”. Na terceira parte, Gita volta a narrar, mas, desta vez, mais crescida e conta-nos o final de umas histórias e o princípio de outras.


Concluindo, este livro foi o primeiro livro que li sobre este tema, é interessante e cativante. Com isso, posso afirmar que é um dos mais belos e mais bem guardados segredos da literatura portuguesa, e eu considero-me bastante sortuda por o ter encontrado.

 

Título: “A Árvore das Palavras”
Autor: Teolinda Gersão
Editora: Círculo Leitores
Modo/género literário: Narrativo / Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Ana Rita Gonçalves Moreira, do 10.º H2



 

GALERIA DE IMAGENS