REUNIÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DO 10.º ANO

CIC
01/10/2021

Após o início do ano letivo e de termos recebido e integrado os alunos do 10.º ano, o que foi a nossa prioridade nestas três primeiras semanas de aulas, era altura de dar as boas-vindas a todos os Pais e Encarregados de Educação, pois a relação Escola/Família é um fator decisivo no processo de formação e de ensino/aprendizagem.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Neste sentido, a Direção Pedagógica do CIC promoveu uma reunião de Pais e Encarregados de Educação de todos os alunos do 10.º ano, no dia 30 de setembro, pelas 21h00.


Devido à pandemia que persiste em manter-se, mas também ao elevado número Pais e Encarregados (foram quase 300 os que “marcaram presença”), esta reunião realizou-se “on-line”, através da Plataforma “Microsoft Teams”.


Num primeiro momento, o Eng.º Evaristo Moreira, Diretor Pedagógico do CIC, após as boas-vindas a todos, deu a conhecer as pessoas que constituem os Órgãos Diretivos do Colégio: começou por apresentar o Sr. Pe. José Maia, Presidente do Conselho Diretivo e Representante da Entidade Titular (Missionários Claretianos, Província de Fátima), que, na ocasião, também deu as boas-vindas a todos os presentes; continuou apresentando o Administrador, Dr. Paulo Pinho, prosseguindo com a apresentação dos três Vogais da Direção Pedagógica que com ele trabalham de forma mais próxima, Dra. Ana Sofia Viana, Dr. João Paulo e Dr. Pedro Figueiredo, que, para além de Vogais da Direção Pedagógica, também são Tutores de várias turmas do 10.º ano - a Dra. Ana Sofia Viana das turmas S2, S5, E1 e E2; o Dr. João Paulo das turmas S1, S3, S4, e T3; o Dr. Pedro Figueiredo das turmas H1, H2 e H3; ficando as restantes turmas do 10.º ano, T1, T2 e G1, com outro Tutor, o Dr. Isidro Pinheiro.


Para além da apresentação dos Vogais da Direção Pedagógica e dos Tutores, também foram apresentados os dois elementos do Gabinete de Psicologia do CIC, o Dr. Victor Reis e o Dr. Marco Fontes, que farão o acompanhamento aos alunos, não só aos do 10.º ano, mas a todos os alunos dos restantes anos curriculares.


No momento seguinte, o Eng.º Evaristo Moreira, de forma bastante objetiva, eloquente e clara, mediante diapositivos que serão oportunamente disponibilizados, apresentou a todos os Pais e Encarregados de Educação o modelo de funcionamento dos Cursos com Planos Próprios ministrados no CIC, abrangidos pelas Portarias n.º 294/2019 e 295/2019, de 9 de setembro, assim como as especificidades de cada área de estudos e as opções que todos terão de fazer ao longo do percurso do ensino secundário (o curso e a via no final do 10.º ano).


Seguiu-se um momento para os Pais e Encarregados de Educação colocarem dúvidas. Porém, muito mais do que dúvidas, houve muitos elogios à Oferta Educativa e Formativa do CIC, assim como ao funcionamento e acompanhamento que esta Instituição faz aos jovens que elegem o CIC para dar continuidade ao seu Projeto de Vida, a quem aproveitamos para agradecer as palavas elogiosas e a confiança que em nós foi depositada.


Encerrou a reunião o Presidente do Conselho Diretivo, Pe. José Maia, fazendo uma alusão à história centenária do Colégio Internato dos Carvalhos, dizendo que o CIC tem conseguido construir o seu futuro com audácia radicado/enraizado no seu passado.


Após esta reunião de Pais e Encarregados de Educação, estão reunidas todas as condições para continuarmos a ser uma “Escola de Futuro com Valor(es)” e continuarmos a olhar, à semelhança do Nosso Patrono, Santo António Maria Claret, para o “mais urgente, oportuno e eficaz”, alicerçando a nossa ação educativa num ensino de qualidade, mas também numa formação humana capaz de fazer a diferença no mundo de hoje.


Aproveitamos a oportunidade para reiterar os votos de um excelente ano letivo para toda a “Família CIC”.

 

CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS