Empreendedorismo e Inovação – Tema de Conversa com Sandra Poupinha

Professor Filipe Camarinha
15/11/2022

O Empreendedorismo e a inovação social foram o mote para uma conversa com a Dr.ª Sandra Poupinha, Diretora Técnica da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE).

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Neste encontro, a Dr.ª Sandra teve a oportunidade de partilhar a importância que as Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS) têm na nossa economia local e nacional, chamando a atenção para o facto de, em muitos municípios, serem o motor da economia local, pelo número de postos de trabalho que criam.


Estas instituições atuam em diferentes áreas, nomeadamente:


• Apoio a crianças e jovens;
• Apoio à família;
• Proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
• Promoção e proteção da saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
• Educação e formação profissional dos cidadãos;
• Resolução dos problemas habitacionais das populações.


No caso particular da ADCE, tem a sua área de atuação em Espinho, é uma instituição que trabalha no município há mais de 25 anos e atua no apoio a crianças e jovens, famílias e na promoção da educação e formação profissional dos cidadãos. A Dr.ª Sandra descreveu-nos as inúmeras atividades que a Associação tem desenvolvido com as famílias mais carenciadas em Espinho e ressalvou a importância da criatividade e da inovação em todo o processo.


Foi uma oportunidade para os nossos alunos tomarem consciência de que são estas instituições que mantêm uma relação de proximidade com a população mais vulnerável e que, também, aqui, a criatividade e a inovação são fundamentais para o sucesso da sua missão.


Resta-nos agradecer à Dr.ª Sandra a sua disponibilidade e simpatia de ter aceitado o nosso convite.

 

Prof. Filipe Camarinha


 

GALERIA DE IMAGENS