A biblioteca escolar, com o intuito de aproveitar as oportunidades oferecidas pelos Grupos Disciplinares, lança a atividade “Um livro, um desafio”, com o objetivo de promover a literacia dos nossos alunos. Assim, os Grupos Disciplinares foram e são desafiados, a cada mês, a escolher um livro que vá ao encontro do interesse das disciplinas que lecionam e que possa suscitar interesse no nosso público-alvo.
Este mês ficamos com a escolha do Grupo Disciplinar de Ciências Naturais.
Boas leituras!
Biblioteca Escolar
Grupo Disciplinar de Ciências Naturais
Abraçando a Vida
Biologia é, literalmente, a Ciência da Vida (do grego “βίος” (bios), que significa "vida", com o sufixo "-logia", por “λόγος” (logos), que significa "ciência de", "conhecimento de" ou "estudo de"). O grande desafio ao ensinar a “Vida” (“Life”) é envolver os alunos em todos os aspetos desta ciência, motivando-os para a aprendizagem ativa e explicando-lhes como a biologia afeta as nossas vidas e como os novos conhecimentos são construídos. A biologia é dinâmica e está em constante mudança, por isso, à medida que novos conhecimentos levam a novas ideias, são criadas ferramentas para testar essas ideias.
Como seres humanos, enfrentamos muitos desafios provenientes, entre outros, das doenças emergentes, da alimentação das pessoas de forma sustentável, do crescimento populacional, da degradação dos sistemas naturais e das mudanças climáticas. A ciência da biologia permite-nos compreender que os seres humanos estão integralmente conectados e dependentes de toda a vida na Terra.
FOCADA EM HABILIDADES
Desejamos que os alunos acabem o Curso de Biotecnologia com a mesma sensação de encantamento com que começaram a Vida, e com habilidades que os beneficiarão, qualquer que seja a área do conhecimento que queiram abraçar.
“Life” reúne e desenvolve uma série de recursos pedagógicos que integram ferramentas para o estudo independente do aluno despertando, desta forma, autonomia, espírito critico e criatividade na medida em que os alunos são convidados a participar ativamente do processo de descoberta e trabalham, à sua maneira, para a compreensão real dos princípios biológicos.
A quem se quiser aventurar, as professoras do Grupo Disciplinar de Ciências Naturais desejam “Boas Descobertas”.
Pel’ O Grupo Disciplinar de Ciências Naturais
Ana Cadete