EDUCAR PARA A LITERACIA: UM LIVRO, UM DESAFIO #7
Grupo Disciplinar de Ciências Económicas

Prof.ª Dorinda Oliveira
04/07/2023

Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Ciências Económicas: “Criar um Mundo sem Pobreza”. E se pudéssemos canalizar todo o poder do mercado livre para resolver problemas como a pobreza, a fome e a desigualdade?

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A biblioteca escolar, com o intuito de aproveitar as oportunidades oferecidas pelos Grupos Disciplinares, lança a atividade “Um livro, um desafio”, com o objetivo de promover a literacia dos nossos alunos. Assim, os Grupos Disciplinares foram e são desafiados, a cada mês, a escolher um livro que vá ao encontro do interesse das disciplinas que lecionam e que possa suscitar interesse no nosso público-alvo.


Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Ciências Económicas: ““Criar um Mundo sem Pobreza”.



Boas leituras!
Biblioteca Escolar


 

Grupo Disciplinar de Ciências Económicas

 

 

Criar um Mundo sem Pobreza


E se pudéssemos canalizar todo o poder do mercado livre para resolver problemas como a pobreza, a fome e a desigualdade? Para alguns, parecerá impossível. Mas é exatamente isso que está a fazer Muhammad Yunus, que foi pioneiro do microcrédito, o programa financeiro inovador que concede aos pobres – sobretudo às mulheres – pequenos empréstimos que, depois, utilizam para lançar negócios e tirar as suas famílias da pobreza.


Agora, em “Criar um Mundo sem Pobreza”, Yunus vai além do microcrédito, lançando a ideia do negócio social – uma fórmula completamente nova que visa utilizar a vibrante criatividade empresarial para atacar problemas sociais – da pobreza e da poluição aos cuidados médicos inexistentes e à falta de ensino.


Este livro descreve como Yunus – em parceria com alguns líderes empresariais mundiais – lançou os primeiros negócios exclusivamente sociais do mundo. Desde a colaboração com a Danone para produzir iogurtes nutritivos e a preços acessíveis para as crianças subnutridas do Bangladesh, à construção de hospitais oftalmológicos que irão salvar milhares de pessoas pobres da cegueira, “Criar um Mundo sem Pobreza” dá-nos a visão do extraordinário futuro previsto por Yunus para um planeta transformado por milhares de negócios sociais.


Yunus, prémio Nobel da Paz 2006, afirmou há dias, no Porto, ter grande esperança nas futuras gerações, considerando que os jovens estão em vantagem para trilhar novos caminhos para o futuro, uma vez que os velhos já se acostumaram ao atual “status quo”. Defende, por isso, a teoria dos três zeros: zero de aquecimento global, zero de concentração de riqueza e zero de desemprego.


Adequado às áreas de competências definidas no perfil do aluno, exemplifica a importância de alguns domínios, nomeadamente o raciocínio e resolução de problemas, o pensamento crítico e pensamento criativo demonstrado, com exemplos práticos e já implementados, que é possível construir um mundo melhor se todos quisermos.

 

Pel’ O Grupo Disciplinar de Ciências Económicas
Prof.ª Dorinda Oliveira

 

 

GALERIA DE IMAGENS