Grupo de Alunos do CIC nos Países Baixos no Âmbito do Erasmus+

A Equipa Erasmus+
28/02/2023

A comemorar os seus 115 anos, o Colégio Internato dos Carvalhos continua a abraçar novos desafios para promover o desenvolvimento integral dos seus alunos.
Assim, envolvidos num programa Erasmus+ desde o início do ano letivo, chegou o momento da primeira mobilidade, e, deste modo, no dia 12 de fevereiro, um grupo de dez alunos e dois professores partiram em direção à vila de Gemert, no centro dos Países Baixos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

É impossível colocar em palavras tudo o que estes alunos viveram nos sete dias deste intercâmbio. Tudo começou como uma experiência de imersão numa cultura que, apesar de relativamente próxima, testou a sua capacidade de adaptação: diferenças na mobilidade, horários escolares e alimentação foram as diferenças mais notadas.


Nesses dias passados em Gemert, houve tempo para conviver, conhecer, aprender e crescer. Das atividades realizadas destacamos:

 

  • o encontro com o Mayor de Gemert (que não é eleito, mas, sim, designado pelo Rei);

  • a visita à capital Amesterdão, que incluiu a exploração do museu interativo de Ciência “NEMO”;

  • a visita a uma quinta comunitária “Herenboeren” partilhada por mais de 200 coproprietários onde os produtos obtidos, de forma biológica, são distribuídos localmente;

  • trabalho de grupos sobre a pegada ecológica dos produtos que consumimos, com apresentação aos colegas e professores do intercâmbio;

  • trabalhos criativos, em grupo, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com apresentação aos pais dos alunos da escola anfitriã.


Todas estas atividades, desenvolvidas sempre em língua inglesa, permitiram aos nossos alunos ir ao encontro dos objetivos do nosso projeto Erasmus+ no CIC, nomeadamente: promover o contacto com outras culturas, desenvolver os conhecimentos na língua inglesa, conhecer projetos e ações desenvolvidas por outras escolas no âmbito da sustentabilidade e desenvolver competências de comunicação, espírito crítico e iniciativa.


Este momento de mobilidade foi, certamente, muito enriquecedor para todos os alunos que nele participaram, tanto a nível científico como pessoal.


E, se eram palpáveis sentimentos de ansiedade e nervosismo no momento da partida de Portugal, as despedidas foram repletas da tão portuguesa saudade para todos os que, nessa semana, partilharam esta experiência inesquecível.


Deixa-se o testemunho elucitativo da aluna participante Inês Silva, do 11.º ME:


«A minha visita, integrada no programa Erasmus+ aos Países Baixos, foi uma experiência fantástica e inesquecível. Admito que, no início, foi bastante difícil, e até me senti insegura por estar noutro país sem a presença da minha família, na casa de pessoas com rotinas e hábitos muito diferentes e por ter de comunicar numa língua que não falo diariamente. Ter de sair da minha zona de conforto foi totalmente desafiador. Contudo, ao longo dos dias, com as atividades em que participámos e o contacto com as pessoas que fomos conhecendo, fiquei mais descontraída e senti-me mais à vontade ao nível da comunicação. Adorei a visita a Amesterdão, o passear entre as suas gentes e costumes, a visita ao Museu da Ciência, os trabalhos de grupo interculturais e a possibilidade de assistir às aulas em holandês.


Foi uma experiência desafiante que voltaria a repetir vezes sem conta. Nunca senti que estava sozinha ou desconfortável, visto que tive sempre o apoio dos professores e dos colegas que me acompanharam nesta aventura e, claro, da família que me acolheu, que sempre foi muito prestável e querida comigo. Adorei esta experiência, uma vez que foi bastante enriquecedora a todos os níveis.


No final da semana, foi difícil despedir-me de pessoas e de um local que, em tão pouco tempo, se tornou importante para mim, visto que já me sentia integrada. E, por fim, quem diria que uma experiência que me deixou inicialmente ansiosa e nervosa se tornaria tão inesquecível e crucial na minha vida escolar e pessoal.


A todos os que contribuíram para a realização desta experiência, o meu muito obrigada!»

 

 


Pel’ A Equipa Erasmus+


 

GALERIA DE IMAGENS