UM LIVRO POR SEMANA: O Esqueleto

Sugestão de Matilde Martins
01/03/2023

Camilo Castelo Branco, autor de várias obras da literatura portuguesa, sendo das mais conhecidas “Mistérios de Lisboa” e “Amor de Perdição”, escreveu o romance “O Esqueleto”, que retrata o adultério e o amor entre pessoas com grande diferença de idades, inspirado no seu passado.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Nicolau de Mesquita envolve-se com a casada Margarida Froment e Beatriz de Sousa (esposa de Nicolau) envolve-se, também, num relacionamento com Rafael Garção. Com isto, conseguimos confirmar que o livro trata do adultério e do modo cruel que a sociedade do século XIX o encarava.



A meu ver a traição não é correta, mas esta obra de Camilo motiva os seus leitores a lerem-na, pois as personagens e o desenvolvimento da ação estão bem encaixados. A parte que realmente me interessou foi como estes dois casos de traição estão ligados entre si, mas o facto de haver uma indecisão do amor entre estes durante a maioria da história torna-o, por vezes, um pouco aborrecido, mas em geral é muito bom.

 

Em conclusão, o adultério e a vontade individual reprimida pelas convenções são os ingredientes principais deste romance de Camilo. Mas uma questão que me rodeia é “Porque esta obra se chama O Esqueleto?” se queres tanto saber como eu, lê-o e descobrirás.

 

Título: “O Esqueleto”
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Guerra & Paz
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

 

Sugestão de leitura da aluna Matilde Santos Costa Martins, do 10.º H2


 

 

GALERIA DE IMAGENS