Alunos do CIC em Formação no Arranque do Projeto “Melhor Escola” do Jornal “O Gaiense”

CIC
17/11/2022

Os alunos do CIC que irão participar, uma vez mais, no Projeto “Melhor Escola”, promovido pelo Jornal “O Gaiense”, tiveram uma ação de formação com uma jornalista desse jornal, Anabela Carvalho, no dia 16 de novembro, pelas 9h30, na Cave 4.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi um tempo dedicado à aprendizagem, durante o qual foram abordadas todas as questões relacionadas com a construção e estrutura de um jornal, bem assim como os diferentes géneros jornalísticos que devem estar presentes no mesmo.


Durante esta ação de formação, foram evidentes o interesse e entusiasmo dos formandos, sinónimo de que os alunos reconhecem nesta iniciativa uma excelente oportunidade de se enriquecerem e de acrescentarem algo à sua formação.


O Projeto “Melhor Escola” é muito mais do que um meio de informação e do que uma ferramenta para “treinar” a leitura e a escrita, é um trabalho cívico, pois, através do mesmo, tenta-se perceber o mundo/sociedade, é uma forma de dar a conhecer o que está bem, tentar sensibilizar para o que está menos bem com o objetivo de contribuir para a sua melhoria.


No início deste momento formativo da equipa do “Melhor Escola” do CIC, o Diretor Pedagógico do CIC, Eng.º Evaristo Moreira, dizia que, apesar deste projeto se tratar de um concurso, os prémios não são o mais importante, mas, sim, o envolvimento de todos neste exercício de cidadania ativa, empenhando-nos de forma séria e responsável, contribuindo, assim, para a formação integral de todos, como equipa e como Escola, e de cada um no respetivo processo formativo/educativo.


Com esta ação de formação, está dado o “pontapé de saída” para mais uma participação do CIC neste projeto promovido pelo Jornal “O Gaiense”, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que já vai na 7.ª edição e, em todas elas, o CIC marcou presença.


O tempo urge, é necessário “criar a agenda”, “sentir o pulso” às comunidades educativa e envolvente, pois a sorte ditou que o jornal “Melhor Escola do CIC” estará nas bancas no dia 3 de fevereiro.


Para os alunos do CIC que” abraçaram” este desafio, votos de um excelente trabalho, que seja uma experiência enriquecedora e que dela tirem o máximo proveito para ajudarem na construção de uma sociedade mais justa e melhor.

 

CIC


 


 

GALERIA DE IMAGENS