Alunos de Informática Presentes na Final das ONI

Dr.ª Maria Manuel Saavedra
25/05/2023

No passado dia vinte de maio, Afonso Saraiva, Bernardo Cardoso, Diogo Marques, Gonçalo Pinto e Gustavo Santos, alunos do Curso de Informática, participaram na final das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI).
Dos 199 alunos inscritos de todo o país, passaram à competição final os trinta melhores da prova na fase de qualificação, dos quais cinco são alunos do Curso de Informática do CIC, tornando o CIC a escola com maior representação.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

As Olimpíadas de Informática são um concurso de programação de computadores, a nível nacional, que decorreram no Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, após uma fase de qualificação "online", com prova presencial, de carácter individual, com a duração de 4 horas, em que cada um dos participantes tem de resolver três problemas numa das linguagens de programação permitidas pelo concurso.


Os oito melhores vão ter um estágio de preparação. No final desse estágio, será feita uma nova prova e, do conjunto dessa prova com a da final, sairão os quatro alunos que irão representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática.


Apesar de não termos nenhum aluno nos oito primeiros lugares, é de destacar o empenho e a determinação destes cinco “atletas”.


De salientar que, no final, na sessão de esclarecimento, os alunos do CIC passaram a ser seis, já que o nosso ex-aluno e campeão Duarte Nóbrega integra a comissão científica da prova.


Poder-se-á consultar a classificação da fase da qualificação e da competição final nas hiperligações seguintes:


https://www.dcc.fc.up.pt/oni/2023/qualificacao-oficial.html e https://www.dcc.fc.up.pt/oni/2023/final-oficial.html.


Os problemas da final poderão ser visualizados nas hiperligações seguintes:


https://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2023/final/A_pt.pdf
https://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2023/final/B_pt.pdf
https://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2023/final/C_pt.pdf.

 

Parabéns a todos os participantes por terem chegado até à final nacional!

A Coordenadora do Curso de Informática
Prof.ª Maria Manuel Saavedra

 

GALERIA DE IMAGENS