Vitória do CIC em duplicado no TECLA 2023

Miguel Ângelo (GDI)
09/03/2023

A equipa 10T3_Belmiros do CIC conseguiu uma vitória inédita no TECLA 2023 ao vencer, simultaneamente, o concurso geral e o concurso especial para equipas constituídas apenas por alunos do 10º ano. Destaque, ainda, para o 4º lugar da equipa feminina do CIC.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A fase final do concurso de programação TECLA, organizado pelo ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro), decorreu, no passado dia 8 de março, nas instalações da ESTGA. Depois de uma fase de qualificação que contou com a participação de 716 alunos do ensino secundário ou equivalente, distribuídos por 358 equipas provenientes de 43 escolas de 8 distritos do país, foram apuradas as 30 equipas que disputariam a final presencial entre as quais quatro foram do CIC, a saber:

 

- “Os Chads”, composta pelos alunos Duarte Ribeiro e Leandro Sampaio, do 12.º IF (1.º lugar na qualificação);
“Blonde & Brunette”, composta pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych, do 11.º IF (4.º lugar na qualificação);
“Not Dumbs”, composta pelos alunos Gustavo Santos e Diogo Marques, via Científica do 12.º IF (5.º lugar na qualificação);
“10T3_Belmiros”, composta pelos alunos Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira, do 10.º T3 (37.º lugar na qualificação).

 

De uma forma surpreendente, a equipa “10T3_Belmiros”, composta apenas por alunos do 10.º ano da Área de Ciências e Tecnologias, teve um início de prova fulgurante já que, nos primeiros 30 minutos, resolveu os primeiros três exercícios e ocupou o 1.º lugar do concurso que manteve até ao final, seguida, sempre de muito perto, pela equipa “Blonde & Brunette”, com as nossas representantes femininas, do 11.º ano do Curso de Informática, que resolveu dois exercícios e ocupou a segunda posição até 5 minutos do final da prova. Infelizmente, foi superada nos últimos 5 minutos por duas equipas que conseguiram submeter com sucesso um 3.º exercício, caindo desta forma para um meritório 4.º lugar. Já os representantes do 12º IF, também do Curso de Informática, tiveram um início menos bem conseguido, resolveram, também, apenas dois exercícios, mas, por questões de tempo, os “No Dumbs” terminaram em 7.º lugar e os “Os Chads”, em 9.º lugar.

 

Assim, para grande surpresa de todos, a equipa do 10.º ano CIC venceu os dois concursos, o normal e o especial para equipas constituídas apenas por alunos do 10.º ano. No entanto, o regulamento não permite a acumulação de prémios, pelo que o prémio para a melhor equipa de 10.º ano foi entregue à segunda melhor classificada nesta categoria.

 

Uma referência para a nossa equipa feminina constituída pelas alunas Íris Botelho e Roksolana Artymovych já que, nesse dia, se celebrava o Dia Internacional da Mulher e estávamos esperançados (convictos) de que conseguissem um lugar no pódio que, infelizmente, escapou por muito pouco. De qualquer forma já está prometido, para o próximo ano, a vitória será delas. De referir, ainda, que, na fase final, estiveram presentes cerca de 60 alunos dos quais apenas três eram do sexo feminino.

 

Por fim, estes resultados demonstram que, nos concursos, tudo é possível e que o empenho, o trabalho e a determinação dão sempre ótimos resultados.

 

Parabéns e obrigado aos nossos atletas Duarte Ribeiro, Leandro Sampaio, Gustavo Santos, Diogo Marques, Íris Botelho, Roksolana Artymovych e, em particular, aos vencedores Rafael Teixeira e Guilherme Ferreira pelo 1.º lugar que lhes valeu um portátil para cada um como prémio, bem como à organização do TECLA e a ESTGA pela realização desta excelente iniciativa.

 

Venham os próximos concursos!


Sobre o TECLA:

O TECLA é um concurso de programação para alunos do Ensino Secundário, organizado pela ESTGA (Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Águeda, que pertence à Universidade de Aveiro). Este concurso é composto por duas fases: a primeira é não presencial, cujo objetivo é apurar as 25 melhores equipas para participarem na fase final, além de 5 equipas constituídas apenas por alunos do 10.º ano para um concurso especial do 10º ano, que decorre nas instalações da ESTGA.

 

 

Miguel Ângelo, GDI

 

GALERIA DE IMAGENS