No primeiro dia, fomos recebidos na escola Gymnasium Adolfinum pelos professores e alunos que integravam o programa e também pela diretora da escola. Dali, partimos a pé, para Câmara Municipal, para sermos formalmente recebidos pelo Presidente, que nos agraciou com um caloroso discurso de boas-vindas e que nos surpreendeu pelos seus conhecimentos sobre o nosso país, que visita frequentemente.
As visitas programadas foram do agrado de todos. De salientar: a ida à cidade de Oberhausen para apreciar a exposição patente no Gasometer intitulada “O Paraíso Frágil”, a visita às minas de extração de ferro e ao Museu em Kleinbremen, e ainda a visita ao Museu do Chocolate e à Elbphilarmonie em Hamburg.
Os momentos de oficina na escola e na cidade incluíram apresentações, elaboração de vídeos sob o tema “Um futuro mais verde” e ainda um “Rally Paper” pela cidade de Buckeburg.
As famílias que acolheram os nossos alunos foram inexcedíveis em cuidado, simpatia e carinho. Ficaram fortes laços de amizade que tanto contribuíram para o bem-estar de todos e que, seguramente, vão perdurar no tempo.
Todos se sentiram integrados e motivados para a exigente semana, apesar do frio que já se fazia sentir. Aliás, a luxuriante paisagem envolvente da natureza e os vários palácios da cidade e arredores, bem como facto de a escola estar situada “dentro” de um parque, sem muros, nem portões e com muitas bicicletas no parque de estacionamento, contribuíram para o nosso enriquecimento social, cultural, ambiental e humano.
Com efeito, a humanidade não é definida por fronteiras ou nacionalidades!
“Europe: we are one”!
A Equipa Erasmus+:
Ana Sofia Viana,
Filipe Camarinha,
Filipe Coutinho,
João Direito e
Maria Emília Macedo