EDUCAR PARA A LITERACIA: UM LIVRO, UM DESAFIO #10
Grupo Disciplinar de Línguas Românicas

Sugestão de leitura do GDLR.
20/02/2024

Na sequência do desafio “Educar para a Literacia”, lançado pela Biblioteca Escolar, Dr. Nélson Padrão, o Grupo Disciplinar de Línguas Românicas propõe a leitura do livro “A Trança de Inês” de Rosa Lobato de Faria.

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A biblioteca escolar, com o intuito de aproveitar as oportunidades oferecidas pelos Grupos Disciplinares, lança a atividade “Um livro, um desafio”, com o objetivo de promover a literacia dos nossos alunos. Assim, os Grupos Disciplinares foram e são desafiados, a cada mês, a escolher um livro que vá ao encontro do interesse das disciplinas que lecionam e que possa suscitar interesse no nosso público-alvo.


Deixamos-vos com a escolha literária do Grupo Disciplinar de Línguas Românicas: “A Trança de Inês”.



Boas leituras!
Biblioteca Escolar


 

Grupo Disciplinar de Línguas Românicas

 

 

A Trança de Inês


Nesta obra de Rosa Lobato de Faria, intitulada “A Trança de Inês”, é narrado o amor de Pedro e Inês em três tempos cronológicos diferentes: passado, presente e futuro. Três Pedros, três “Ineses”, três contextos sociais diferentes, a mesma história.


Num primeiro momento, o passado remete-nos para a lenda de amor proibido e trágico de D. Pedro e D. Inês de Castro. O presente, situado nos dias de hoje, fala-nos de Pedro Santa Clara, um empresário bem-sucedido, casado com Constança, mas surge novamente uma Inês de Castro por quem Pedro se perde de amores. E o futuro, em que Pedro Rey e Inês vivem numa sociedade estratificada em prol do ambiente.


Logo, em todas as histórias, existe um Pedro, que é sempre o protagonista, ligado a uma Constança, que acaba por se apaixonar por uma Inês, e o pai de Pedro é sempre o vilão. Tal como na lenda, todas estas vão acabar de forma trágica.


“A Trança de Inês” é uma verdadeira surpresa, já que a forma como a autora interligou passado, presente e futuro e os associou a uma trança é apenas genial, fazendo com que esta obra tenha um romance histórico, um contemporâneo e um de cariz distópico.



Boas leituras!

 

Sugestão de leitura do GDLR.

 

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