Falar Saúde n.º 11
Amor asseado

Prof.ª Isabel Cristina
15/03/2024

No seguimento de uma humilde abordagem à educação para a sexualidade (“Falar Saúde n.º 10, Amor seguro”), vamos falar de higiene, em particular da higiene genital ou higiene íntima.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

“Limpeza e ordem são não apenas uma questão de estética, mas sim de saúde e bem-estar.”
Max Beerbohm.

 

A higiene genital desempenha um papel crucial na saúde e bem-estar, que vai além da estética, sendo uma parte essencial dos cuidados pessoais. Nem sempre se valoriza convenientemente, pois, na maior parte das vezes, as pessoas não têm consciência da importância da higiene íntima e das consequências que podem advir da falta de alguns cuidados. Por esta razão, é fundamental justificar a relevância da higiene genital, realçando a necessidade de práticas adequadas para prevenir infeções e promover uma sensação geral de limpeza e conforto.


Manter uma boa higiene é fundamental para prevenir infeções, especialmente na região íntima. A limpeza regular ajuda a remover secreções e resíduos, onde se podem acumular bactérias e outros microrganismos, reduzindo assim o risco de irritações e infeções como candidíase, vaginite e infeções variadas do trato urinário. Estas infeções, por vezes difíceis de tratar, causam desconforto e dor, bem como odores desagradáveis, e afetam homens e mulheres, apesar de as mulheres estarem mais expostas como resultado da sua anatomia.


A higiene genital também é crucial para a saúde reprodutiva, tanto em homens quanto em mulheres, visto que manter uma rotina de limpeza ajuda a prevenir infeções, que podem afetar a fertilidade, e contribuir para um ambiente mais saudável para a conceção.


A prática da higiene íntima oferece ainda uma oportunidade para o autocuidado e o autoconhecimento. Ao dedicar tempo à limpeza e à inspeção regular da região genital, podemos ficar atentos a qualquer sinal de alteração, identificando precocemente possíveis problemas de saúde, e procurar assistência médica, se e quando necessário.


Porque a atenção aos cuidados genitais é uma parte essencial da jornada de autocuidado e saúde integral, na construção de uma sociedade mais consciente e saudável, a escolha de produtos de higiene pessoal suaves (que respeitem o pH) e sem irritantes (sem perfume) é crucial para manter o equilíbrio natural da flora bacteriana. As opções do mercado são inúmeras, para todos os gostos e “carteiras”, e podem ser encontradas nas farmácias, parafarmácias ou, até mesmo, no supermercado. Além disso, devemos ter o cuidado de secar a região após o banho, bem como de utilizar roupa interior de algodão, respirável e que não aperte - são práticas simples que podem melhorar, diariamente, o conforto genital e reduzir o risco de doença. No caso das doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção do seu contágio começa com a higiene diária, prolonga-se com a utilização do preservativo e fica completa com uma higiene cuidadosa dos órgãos genitais depois do ato sexual.

 

Prof.ª Isabel Cristina

 

GALERIA DE IMAGENS