Do CIC, estiveram presentes a Dra. Fernanda Belém, Delegada do GDCM, a Dra. Helena Castro e o Dr. Paulo Coelho; para além destes três docentes, também esteve presente o Dr. Isidro Pinheiro do GIVA (Gabinete de Inserção na Vida Ativa do CIC). Da FEUP, marcaram presença as Professoras Doutoras Fernanda Campos de Sousa, Isabel Ribeiro, ambas do Departamento de Engenharia Civil, Cristina Guedes, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Paula Malonek, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica; também esteve presente o Dr. Álvaro Paralta, dos serviços de Imagem e Comunicação da FEUP.
Neste encontro, os professores do CIC tentaram perceber quais as principais preocupações e/ou lacunas sentidas pelos docentes da FEUP aquando da transição dos alunos do ensino secundário para o ensino superior, ao nível da disciplina de Matemática.
Após alguma reflexão e partilha, todos foram unânimes em considerar que alguns dos obstáculos a esta transição se relacionam com a falta de formalismo, rigor e exigência na linguagem Matemática e, ainda, com a circunstância de alguns dos conteúdos necessários para um melhor acompanhamento da disciplina serem agora abordados de forma muito diferente nos novos Programas. Acresce, também, a constatação de que alguns alunos não possuem, ainda, a “maturidade Matemática” necessária e exigida para a compreensão de alguns dos conteúdos lecionados.
Foi consensual que, embora o ensino da Matemática possa variar significativamente de acordo com o contexto específico de cada Instituição de ensino superior, os professores devem continuar comprometidos com o ensino da disciplina, sendo imprescindíveis no apoio aos alunos durante esta transição.
Tratou-se de uma manhã de trabalho muito proveitosa, com momentos de partilha de estratégias e experiências formativas e pedagógicas, que, certamente, irão contribuir para o enriquecimento da componente científica dos professores o que, consequentemente, beneficiará o nível de preparação dos nossos alunos para os desafios do presente e do futuro, uma vez que já estão “com um pé no ensino superior”, designadamente os do 12.º ano.
Registamos, ainda, com muito agrado as palavras elogiosas que, durante a reunião, foram proferidas relativamente aos nossos ex-alunos que estão agora na FEUP, as quais agradecemos e muito nos enchem de orgulho.
Por fim, deixamos uma palavra de gratidão à FEUP pela disponibilidade em trabalhar em parceria com os nossos docentes e por confiarem no seu trabalho continuando disponíveis para colaborar connosco na missão de educar/ensinar. Este encontro também serviu para aprofundar as relações existentes entre ambas as Instituições com vista a ações futuras.
CIC
GDCM