UM LIVRO POR SEMANA: A Filha do Capitão

Sugestão de Matilde Pereira
11/09/2023

Neste romance escrito por José Rodrigues dos Santos, o enredo desenvolve-se em torno da 1.ª Guerra Mundial. Contudo, para perceber a história na sua integridade, temos de recuar a 1890, o ano em que nasceu a nossa personagem principal, Afonso.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Afonso Brandão nasceu em Rio Maior, Portugal, no final do século XIX. Sendo filho de uma pobre família ribatejana, este teve de se fazer à vida e começar a trabalhar quando novo. Desde sempre se distinguiu dos irmãos por querer sair da pobreza e por se interessar pelos estudos, levando-o, juntamente com um outro acontecimento, a mudar-se para Braga e a estudar para padre no seminário. Após ser expulso, Afonso regressou ao Alentejo e depressa se inscreveu na Academia Militar.


Em 1914, deu-se o início de uma das guerras mais violentas que o mundo já vira e, em 1917, os portugueses foram enviados para a Flandres para defenderem as trincheiras francesas. Afonso, que tinha sido promovido a capitão por volta de 1911, conhece então Agnès, casada com o barão Redier.


Durante os meses seguintes, Agnès e Afonso mantiveram uma relação romântica secreta, até serem descobertos pelo barão. Agnès pediu o divórcio e deixou-o, começando assim uma vida nova com Afonso. Em 1918, os portugueses foram feitos prisioneiros pelos alemães e, quando livre, o capitão procurou a sua amada, mas sem sucesso. Regressou assim a Rio Maior e, ao chegar, recebeu uma carta de França. Seria de Agnès?


Efetivamente, e até pela síntese feita, deixei o final em aberto para enfatizar o facto de este livro me ter mantido a especular e a trocar-me as voltas durante toda a história. Pensava algo e, apenas quatro ou cinco páginas depois, o resultado era completamente diferente. O final era inesperado, mas fez todo o sentido e complementou a narrativa da forma que os leitores precisavam. É um romance simples e podia ter sido potencializado, mas o objetivo do livro é retratar todo o percurso e esforço feito pelos portugueses na 1.ª Grande Guerra, então, ao mesmo tempo, acho que José Rodrigues dos Santos fez um trabalho fantástico a conseguir esta obra. Tudo o que escreveu estava devidamente fundamentado e de maneira a cativar, desde a primeira página até à última.


Para concluir, o livro é muito interessante e mantém os leitores em alerta para alguma possível reviravolta, como aconteceu comigo.

 

Título: “A Filha do Capitão"
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: gradiva
Modo/género literário: Narrativo/Romance


Sugestão de leitura da aluna Matilde Pereira


 

 

GALERIA DE IMAGENS