Celebração do Dia Internacional da Matemática no CIC

Prof.ª Fernanda Belém
25/03/2024

A 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática (DIM) e o Dia do Pi. No CIC, os professores do Grupo Disciplinar de Ciências Matemáticas (GDCM) e os seus alunos reuniram-se para celebrar este dia tão especial.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este ano, o tema escolhido para a celebração foi “Brincando com a Matemática” com o objetivo principal de “despertar a criatividade e trazer luz às conexões entre a matemática e todos os tipos de campos, conceitos e ideias”. Celebraram-se os jogos matemáticos, “puzzles” e outras atividades lúdicas, mas também o “brincar” com a própria matemática, explorando, experimentando e descobrindo.


Foram várias as atividades preparadas para festejar este dia. Assim, na primeira aula da manhã, em sala de aula, foram visualizados alguns vídeos elaborados pelos alunos e, ainda, a reportagem “Eu é que Sei” onde os “mais novos” e os “mais velhos” revelaram o que é “Brincar com a Matemática”. De seguida, todos tiveram oportunidade de responder a um “kahoot”, criado especialmente para este dia. Seguiu-se a afixação do Cartaz oficial das comemorações do DIM e procedeu-se à decoração de alguns espaços comuns com os trabalhos elaborados pelos alunos. Foi, ainda, colocada uma informação como fundo em todos os computadores da escola. Na biblioteca escolar, inaugurou-se uma Exposição de trabalhos alusivos ao Pi e assistiu-se, através do canal “Youtube” da Associação de Professores de Matemática, à palestra do professor Jaime Carvalho e Silva, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, intitulada “Os números são nossos amigos”, e que foi transmitida em “stream” para todo o país. No final da manhã, realizou-se um “Peddy Paper” matemático.


Ao longo de todo o dia, através do monitor colocado na entrada do CIC, toda a Comunidade Educativa teve oportunidade de assistir à mostra dos trabalhos realizados.


Todos os anos, neste dia, a Matemática ganha mais vida, revelando padrões, conexões e beleza. Os números, esses companheiros leais, revelam histórias e segredos, e nós, professores e alunos, aprendemos juntos!

 

Pel’ O GDCM,
Prof.ª Fernanda Belém

 

GALERIA DE IMAGENS