Saída de Campo à Casa-Museu Teixeira Lopes

Prof.ª Paula Oliveira
27/03/2024

As aulas de História da Cultura das Artes, do décimo primeiro ano, dos Cursos de Património e Turismo (PT) e Artes e Indústrias Gráficas (AG), não se podem confinar, apenas, ao espaço de sala de aula. Por isso, os alunos foram convidados, mais uma vez, a saírem ao encontro da Arte e da aventura. Desta vez, a saída de campo concretizou-se numa visita guiada à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia, que ocorreu na passada quinta-feira, dia 21 de março.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

No destino, os discentes foram desafiados pela guia, durante cerca de 1 hora e 30 minutos, a recuarem até aos finais do século XIX e vivenciarem, a partir de objetos pessoais e das valiosas obras do espólio oferecido pelo escultor António Teixeira Lopes, o período em que ele viveu. Desta forma, a “aula” tornou- se mais interessante, motivadora, na medida em que foi possível observar, fora dos manuais, algumas obras de arte abordadas em sala de aula.


Esta Casa-Museu doada, em 1933, pelo próprio escultor, é tutelada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e acolhe todo o seu espólio, desde o mobiliário original, as obras do escultor, bem como peças de outros escultores, como, por exemplo, Soares dos Reis, e pintores, como Vieira Portuense. A coleção que completa esta casa é extensa englobando, ainda, faiança portuguesa e estrangeira, tapeçarias e pequenas coleções de arte decorativa.


Esta aula, informal, teve um impacto muito positivo nos alunos, pois permitiu a apropriação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula que foi possível experienciar “in loco” e promoveu o desenvolvimento de competências intersociais, perspetivando novas realidades e abrindo novos horizontes.

 

Pelos alunos do 11.º PT e 11.º AG
(na disciplina de História da Cultura e das Artes)
com a Prof.ª Paula Oliveira

 

GALERIA DE IMAGENS