COMUNICADO DO CONSELHO DIRETIVO À COMUNIDADE EDUCATIVA - ORIENTAÇÕES PARA ENSINO A DISTÂNCIA (E@D)
Carvalhos 05.02.2021

Pel´ O Conselho Diretivo do CIC
Dr. José Pedrosa, Diretor Pedagógico
05/02/2021

Cara Comunidade Educativa (Encarregado(a)s de Educação, Aluno(a)s e Colaboradore(a)s Docentes e Não-Docentes):
Como sabem, por determinação da Tutela, e após duas semanas de interrupção letiva (de 22 de janeiro a 5 de fevereiro) em que não foi permitido o ensino mesmo que a distância, as aulas serão retomadas em regime não presencial, mediante a plataforma Microsoft Teams, a partir do próximo dia 8 de fevereiro, tal como o consigna o Decreto n.º 3-D/2021, de 29 de janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros, designadamente no artigo 3.º, n.º 1 e 2. Leia aqui o comunicado.

 

 

 

COMUNICADO DO CONSELHO DIRETIVO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E DOCENTES) - ORIENTAÇÕES PARA ENSINO A DISTÂNCIA (E@D)
Carvalhos, 05.02.2021


Cara Comunidade Educativa (Encarregado(a)s de Educação, Aluno(a)s e Colaboradore(a)s Docentes e Não-Docentes):

 

Primeiramente, na expectativa de que se encontrem bem, expressa-se uma saudação de esperança com votos de muita saúde para todo(a)s.


Como sabem, por determinação da Tutela, e após duas semanas de interrupção letiva (de 22 de janeiro a 5 de fevereiro) em que não foi permitido o ensino mesmo que a distância, as aulas serão retomadas em regime não presencial, mediante a plataforma Microsoft Teams, a partir do próximo dia 8 de fevereiro, tal como o consigna o Decreto n.º 3-D/2021, de 29 de janeiro, da Presidência do Conselho de Ministros, designadamente no artigo 3.º, n.º 1 e 2.


Assim, é fundamental que TODO(A)S saibamos contribuir, com compromisso, cooperação, respeito, disciplina, persistência, resiliência e organização, para boas práticas de educação/ensino e, sobretudo, para o novo desafio do E@D que perdurará nas próximas semanas.


Neste sentido, comunicam-se as orientações para o E@D seguintes:

 

• PLATAFORMA DIGITAL


A plataforma, até agora utilizada, manter-se-á a mesma: “Microsoft Teams”. Os alunos poderão aceder à plataforma com as credenciais que usam para entrar na conta do Colégio:
Utilizador: aXXXXX@cic.pt (sendo que XXXXX é o número interno). Atenção: no caso do webmail.cic.pt, deve ser omitido o domínio @cic.pt;
Senha: Cartão de Cidadão do aluno sem os dígitos de controlo (ou a senha alterada pelo aluno usada anteiormente no cic).

 


• HORÁRIO


Os alunos são obrigados a comparecer às aulas a distância, de acordo com o horário em vigor, havendo o devido registo do sumário, bem assim como da assiduidade e pontualidade do(a) discente pelo(a) respetivo(a) docente.


Competirá a cada docente a definição de aulas síncronas (vídeo-aulas) e atividades assíncronas, sendo que as primeiras deverão representar em princípio, pelo menos, 50% da globalidade das aulas.


O preenchimento dos sumários na plataforma (“e-Sumários”) deve ser cuidado e objetivado já que funcionará como evidências de aulas síncronas e de atividades assíncronas, substituindo os planos de trabalho e relatórios de atividade(s), minorando, assim, o impacto burocrático do confinamento do ano transato. Tratando-se de atividade(s) assíncrona(s), o registo do respetivo sumário será acompanhado, obrigatoriamente, da anexação de documento com a proposta/guião de trabalho – esta nova funcionalidade do “e-Sumários” só estará ativa no final da próxima semana.

 

 

• REGRAS DE CONDUTA


Tal como seria feito e cumprido presencialmente, as aulas a distância, com recurso ao “Teams”, têm de seguir as mesmas regras, disciplina e organização de uma aula presencial, a (re)lembrar:

 

Os comportamentos indevidos (tais como comer durante as aulas; estar deitado na cama; não ter roupa adequada; desligar o áudio e/ou expulsar colegas da reunião; gravar ou fotografar a aula sem autorização; etc.) continuarão a ser alvo dos respetivos processos disciplinares e sanções necessárias à reposição do bom ambiente escolar. O ensino a distância não suspende, nem exclui, a necessidade de os professores controlarem os alunos presentes na aula digital, tal e qual como seria feito nas aulas presenciais, bem assim como as regras constantes do Regulamento Interno e do Estatuto do Aluno e Ética Escolar (Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro) terão de ser cumpridas.

 

Para o bom desenvolvimento das aulas a distância, e de forma a garantir que os professores conseguem manter o nível de ensino, não prejudicando os alunos na sua formação e percurso escolar, é necessário que todos os alunos mantenham a câmara ligada durante todo o período da aula. Excecionam-se os momentos de aula em que os professores dão a possibilidade aos alunos de desligarem as câmaras e/ou microfone, ou situações de força maior (tais como problemas técnicos impeditivos da realização de tarefas) devidamente justificadas ao seu Tutor. Acrescenta-se que o “Teams” permite criar um “plano de fundo” virtual que esconde toda a envolvência onde o aluno ou professor se encontra, mantendo a imagem somente focada no utilizador.


 

• AVALIAÇÃO


Atendendo à pausa letiva a que fomos obrigados durante duas semanas e à passagem para o ensino a distância, não haverá a habitual avaliação intercalar (Carnaval) do segundo período.


Enquanto durar o período de ensino em regime não presencial, os critérios e instrumentos de avaliação serão adequados ao E@D, podendo ser consultados, brevemente, na área reservada, na página oficial do Colégio, além de que cada professor deverá esclarecer os seus alunos acerca deste assunto, ao longo da próxima semana.


 

• FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO (FCT)



Reforça-se a informação de que a FCT deve desenvolver-se a distância, em formato de teletrabalho.

 

 

• GABINETE DE PSICOLOGIA



O serviço do Gabinete de Psicologia irá manter-se inalterado, assegurando as sessões previstas, a distância, disponibilizando-se para atendimentos individuais, agendados diretamente com o(a) psicólogo(a).

 

 

• EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Os alunos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, continuarão a usufruir das medidas implementadas até ao momento e, se necessário, poderão receber apoio tutorial às diferentes disciplinas.


Os alunos manterão, ainda, o horário de apoio já previamente definido, podendo, igualmente, ser reajustado consoante as suas novas disponibilidades.


O CIC e todo o corpo docente e não-docente está empenhado em garantir o melhor ensino para todos. A imagem de uma escola é formada não só pelos seus profissionais, mas também pelos seus alunos e pelos seus méritos e conquistas.


Efetivamente, estamos certos de que compreenderão que estamos a trabalhar para que alunos, pais e professores se mantenham dinâmicos e em constante aprendizagem, nunca sendo afetados, no seu percurso, pela distância ou pela doença.


Votos de excelente trabalho na expectativa de retoma do ensino presencial logo que seja possível!

 


Carvalhos, 5 de fevereiro de 2021
Pel' O Conselho Diretivo do CIC
Dr. José Pedrosa,
Diretor Pedagógico


 

 

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, DOCENTES)
Carvalhos, 21.01.2021

 

 

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, DOCENTES)
Carvalhos, 15.10.2020

 

 

INFORMAÇÃO À COMUNIDADE EDUCATIVA (ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO, DOCENTES)
Carvalhos, 09.09.2020

 

Plano de Contingência - COVID-19. versão 4.0 de 14-09-2020